Brasileiro conquista circuito escolar do Texas na Montaria em Touros

No último final de semana, John Crimber consagrou-se Year End Champion da High School Rodeo Association Region 3

Pela primeira vez o Brasil tem um representante na elite do circuito escolar de rodeio nos Estados Unidos. John Crimber, 15, segue uma carreira sólida e de ótimos resultados em todos os campeonatos que disputa. A mais recente foi a vitória no circuito do Texas da High School Rodeo Association. De acordo com sua mãe, Maria Amélia, o jovem bullrider venceu todos os rodeios que participou na atual temporada.

Por isso, somou o maior numero de ganhos e sagrou-se campeão de Montarias em Touros pela região 3, que engloba o estado do Texas. Agora ele se prepara para a State Finals, final entre todas regionais da High School Rodeo Association, todos os estados. Dessa prova, passarão apenas quatro de cada modalidade para a final Nacional em julho.

Ademais, muitos dos campeões mundiais que vemos hoje, bem como a maioria dos competidores, passaram pelo circuito escolar e universitário. No caso de John Crimber, que é filho do ex-bullrider Paulo Crimber, ele já está na fase do colegial, a um passo do universitário. Considerado circuitos amadores, do mesmo modo que em outros esportes, formam futuros atletas profissionais com gabarito.

Esse é o primeiro ano de John Crimber no colegial (high school), considerado como Freshman (calouro). Em seguida, passará pelas fases de Sophomore (segundo ano), Junior (terceiro ano) e Senior (quarto ano). Classificações escolares nos Estados Unidos dependendo da sua idade ou do ano que está cursando. Não só no Ensino Médio, como também no Universitário.

Além dos rodeios da High School Rodeo Association, o jovem atleta também disputa rodeios da North Texas High School Rodeo Association, Texas Youth Bull Riders e rodeios abertos. E para quem pensa que a vida dele é só montar, está enganado. Para ter acesso aos rodeios escolares, especialmente, precisa ser bom aluno e tirar boas notas.

No último final de semana, John Crimber consagrou-se Year End Champion do circuito escolar da High School Rodeo Association Region 3-Texas

Trajetória

Além de ser o primeiro brasileiro a estar de fato passando por todas as categorias de base no rodeio dos Estados Unidos, John Crimber demonstra talento. E não só isso, paixão pelo esporte também e regularidade nas montarias. Caso se torne um dos top do mundo – que tem tudo para isso – será um caso bastante interessante para a história dos competidores brasileiros nos Estados Unidos.

No final de 2019, aos 14 anos, sagrou-se campeão mundial da Miniature Bull Riders, categoria Senior. Uma competição em que os atletas, aspirantes a profissionais da modalidade, disputam o campeonato montando em mini touros. Pela MBR, mais de 50 atletas, de 6 a 14 anos, competem em eventos realizados nos Estados Unidos. Desde 2011, quem a comanda é o bicampeão mundial Chris Shivers.

No final do ano passado, John foi destaque na final da Junior World Finals. Uma competição para jovens atletas que participam desse circuito e a decisão acontece sempre junto com a NFR, a final mundial da PRCA. Encerrou sua participação em sexto lugar, parando nos seus três bois da final.

Por Luciana Omena
Colaboração: Carla Prado
Crédito das fotos: Arquivo Pessoal

Veja mais notícias da editoria Internacional no portal Cavalus