Brasileiro Thiago Boechat tornou-se bicampeão mundial AQHA de Rédeas

São mais de dois milhões de dólares em jogo em duas semanas de competição para quartistas de todas as modalidades

Radicado nos Estados Unidos desde fevereiro de 2004, Thiago Boechat voltou ao Oklahoma State Fair esse ano para consagrar-se bicampeão mundial AQHA de Rédeas. As provas são divididas Junior e Senior para a Open. Na Rédeas, a Open Junior aconteceu dias 7 e 9 de novembro; e a Senior, dias 9 e 10. Primeiro a classificatória, com o campeão do Nível 2 saindo direto. E no dia seguinte a final do Nivel 3, com 15 conjuntos.

Thiago Boechat
Thiago Boechat

Oklahoma é o solo sagrado dos quartistas nesse evento, que acontece todos os anos com realização da American Quarter Horse Association. Classificar e poder disputar esse título mundial tão importante é o sonho de competidores mundo a fora. A AQHA tem cerca de 250 mil filiados em todo o mundo e o AQHA World Show impacta na economia da cidade, nos dias de evento, em cerca de US$ 30 milhões.

Entre os quase 4800 inscritos para as provas esse ano – entre halter, english e western – um brasileiro voltou para casa com seu segundo título mundial em Rédeas. Aliás, dos quatro títulos em jogo na Open da modalidade, três foram do Brasil. Thiago Boechat, titular do Xtra Quarter Horse, que ele fundou em 2010 e hoje é referência mundial, decidiu o título no desempate, na noite de sábado, 10 de novembro.

Thiago Boechat
Thiago Boechat

Pela Open Senior, Thiago apresentou Ruf Lil Magnum, empatando com Martin Muehlstaetter e Wimpys Little Buddy com 224.5 pontos. Ao voltarem para a pista, para a última prova do garanhão, Thiago e Ruf foram melhores. Martin teve problemas com sua prova, marcando 215 pontos, então o brasileiro precisou apenas administrar sua passada. Sua nota final foi 218.

Em sua carreira, o filho de Magnum Chic Dream e Dunit A Lil, soma mais de US$ 100 mil em prêmios, incluindo campeão do NRHA Derby L3 Open 2017 e do High Roller Reining Classic Derby L3 Open 2017. “Ele foi fantástico como sempre e hoje se mostrou perfeito por duas vezes. Estou muito orgulhoso dele”.

No desempate, o treinador disse que entrou com mais cautela na pista. “Tentei apenas ficar fora das penalidades e deixar ele fazer o que sabe. É um cavalo forte e não queria atrapalhá-lo”. Antes dele, Brian Bell e Jordan Larson treinaram Ruf e desde que está sob suas rédeas, queria conquistar algo grande.

“Sempre estávamos nas finais, ele é muito consistente, sempre marcamos bem, mas faltava algo assim para que ele saísse de cena por cima”. Ano passado, Thiago venceu a Senior Open com Wimpys Little Nite. Muehlstaetter e Wimpys Little Buddy ficaram com o título de reservados campeões. O terceiro lugar foi do brasileiro Pedro Baião.

Pedro Baião

Com Spooksgottachicolena, ‘aka’ John, venceu o L2 no dia anterior – com 220.5 pontos – e marcou 221.5 na final para ficar no pódio. Foi a última prova deles juntos e os resultados do World Show coroaram uma trajetória brilhante nas pistas de Rédeas dos Estados Unidos.

Em uma prova que teve 42 cavalos nas classificatórias, entre os melhores do mundo, Franco Bertolani foi sexto lugar com Wimpys Littlecolonel, nota 220 (empatado com Andrea Fappani). Ano passado, Franco foi reservado campeão mundial da Open Junior. Thiago Boechat também entrou com Wimpys Little Nite, ficando em décimo lugar, nota 217.

Na final da Open Junior, Guaranteed A Magnum e Jimmy Van Der Hoeven, de Whitesboro, Texas, marcaram 225.5 pontos duas vezes para ficar com o campeonato mundial AQHA da categoria. Na primeira passada, empataram com Oops Itsa Spooks e Shawn Flarida. Quando foram para o desempate, mantiveram a nota, enquanto Flarida e Oops marcaram 223.5 para serem coroados os reservados campeões.

O brasileiro Fernando Salgado, com Customized My Gun, que ficou com o título mundial da L2, terminou a L3 em 11° lugar ao marcar 218 pontos. Ao vencer o Southwest Futurity dias atrás, o site da NRHA coloca Fernando como um dos favoritos para o NRHA Futurity que começa dia 22.

Jimmy Van Der Hoeven

Em 12° lugar ficou Eduardo Salgado, em seu retorno às pistas. Ele apresentou The Best Gunner e marcou 217 na final. Após mais de três meses parado devido um acidente doméstico, Eduardo voltou em Ardmore com boas colocações e agora em Oklahoma também. O AQHA Lucas Oil World Championship Show acontece desde o dia 1° de novembro, encerrando a programação no próximo dia 17. Resultados completos e outras informações: www.aqha.com/worldshow.

Por Luciana Omena
Fonte e Fotos: AQHA

Deixe um comentário