Prova mais importante do ano define seus campeões amanhã, dia 2 de dezembro
Franco e Masked GunEm novo formato, a segunda passada do NRHA Open Futurity foi encerrada nesta quarta, dia 29, com a definição dos conjuntos que farão as finais dos Níveis 1 a 4. Todos os cavalos que passaram da classificatória para a semifinal receberam um bônus em dinheiro. Essa foi uma das vantagens na mudança para este ano. Com patrocínio do Silver Spurs Equine, os cavaleiros de Níveis 1 a 3 fizeram suas passadas na segunda e na terça, e os do Nível 4 se apresentaram na quarta. Antes, não havia essa distinção de níveis. Segundo a NRHA, o novo formato proporcionou um reconhecimento maior aos proprietários, cavaleiros e seus cavalos.
Para conquistar uma das 30 vagas nas finais, valeu a soma das duas notas (classificatória e semifinal). As performances da primeira passada, notas altas, fizeram com que os cavaleiros tivessem que arriscar mais na segunda. Não deu muito certo para a maioria. Muitos conjuntos que fizeram uma passada quase perfeita no final de semana, perderam pontos por arriscar demais no segundo go. Se sobressaíram os conjuntos mais afinados. Os detalhes fizeram a diferença.
Eduardo e Salgado Gunners Bar FlyEduardo Salgado, entre os brasileiros, marcou a maior nota dessa semifinal, 220,5 com Gunners Bar Fly, e chega à final com Gunners no Nível 3, e também com Gotta Shiney Diamond, concorrendo Níveis 3 e 4. Outro brasileiro com dois cavalos na final é Franco Bertolani. Com Masked Gun foi o segundo melhor Nível 4 na composição de notas 442,5, e entra para a final também com Chex For Nite. Pedro Baião, com Whitey N Hollywood, faz mais uma final, no Nível 3. Classificado também, para as finais Níveis 1 e 2, Gabriel Bittar Borges, com Gotta Shiney Playboy. As provas acontecem sábado e é possível acompanhar pela internet, no site oficial do evento.
Casey DearyO melhor conjunto foi Casey L Deary com Tinker With Dreams, marcando duas notas 221,5, chegando à final como favorito devido as performances nas classificatórias. Deary, que já veio ao Brasil, é um dos nomes importantes da Rédeas no mundo, dono de títulos especiais. Seu título de Potro do Futuro mais recente foi em 2015, quando disputou o memorável desempate com Franco Bertolani. A premiação para o Open Futurity é de US$ 150.000,00. Andrea Fappani e All American Vintage marcaram a maior nota da semifinal, 222,5. Na final também, entre outros, nomes como Tim McQuay, Shawn W Flarida, Duane W Latimer, Jordan Larson, Casey Hinton, Brian Bell, Craig C Schmersal, Todd A Bergen, Trevor Elliott Dare, Jared T. Leclair, Jason Vanlandingham. Imperdível!
Andrea FappaniO Open Futurity começou com quase 400 animais. O evento abriga ainda as disputas do Non Pro Futurity, que define seus campeões hoje (1°), tendo como favoritas Kim L Muehlstaetter e Mandy McCutcheon, e a final dos campeonatos regionais – North American Affiliate Championship, que acontecem em paralelo. Além de outras diversas atrações. Acontece no State Fair Park, em Oklahoma City. Além dos brasileiros nas pistas, a torcida verde e amarela nas arquibancadas está reforçada.
Por Luciana Omena