Vai começar a temporada 2021 da PBR e os competidores brasileiros terão pela frente mais um ano para mostrar seu talento. O atual campeão mundial José Vitor Leme, sem dúvida, ‘puxa a fila’ de profissionais incríveis que fazem parte do campeonato, que começará de forma inusitada esse ano.
De fato, a PBR mudou as oito primeiras etapas da divisão principal de local. Acontecerão em arenas tradicionais do rodeio norte-americano e ao ar livre, substituindo as etapas programadas em ginásios. As mudanças ocorreram devido ao agravamento da pandemia da Covid-19 no país na data do anúncio.
A expectativa de que no início do ano o vírus estivesse controlado não se confirmaram no momento da decisão. Por isso, a PBR optou por se antecipar e realizar os eventos em arenas abertas, ao invés dos tradicionais ginásios que já estavam confirmados.
Confira:
09 e 10/01 – Tucson, Arizona (Tucson Rodeo Grounds)
16 e 17/01 – Payson, Arizona (Payson Rodeo Grounds)
23 e 24/01 – Pecos, Texas (Buck Jackson Arena)
30 e 31/01 – Del Rio, Texas (Val Verde County Fairgrounds)
13 e 14/02 – Flórida, à confirmar
20 e 21/02 – Flórida, à confirmar
27 e 28/02 – Longview, Texas (Longview Rodeo Arena)
06 e 07/03 – Louisiana, à confirmar
Todos os eventos contarão com a presença de público, mesmo que em quantidade reduzida. E seguirão os mesmos protocolos de saúde que a PBR implantou durante o ano de 2020. A mudança para arenas abertas também é em virtude desses protocolos. Já que em ambientes fechados acredita-se que a propagação do vírus seja maior.
Arenas históricas
Como visto acima, nem todos os novos locais estão confirmados. Certo mesmo é que os eventos marcarão a presença da PBR em arenas históricas e tradicionais no rodeio norte-americano. Como Pecos e Del Rio no Texas, Tucson no Arizona, entre outros.
Pelo menos até o início de março as etapas acontecem nos estados do Texas, Arizona, Flórida e Louisiana, todos na região sul do país, onde o inverno é menos rigoroso.
Para marcar o momento, a divisão principal, que tem o nome de Unleash The Beast, ganhará o complemento ‘American Roots Edition’. Algo como ‘Edição Raízes Americanas’. De fato, mais uma jogada publicitária da PBR, que aproveita a mudança para ‘explorar’ o tema das raízes e tradições.
A Tucson Rodeo Grounds, por exemplo, é arena onde é realizada a ‘La Fiesta de Los Vaqueros’, um dos rodeios completos mais importantes dos Estados Unidos. Em Payson, a cidade realiza rodeio todos os anos desde 1884.
Em seguida, os bullriders brasileiros e seus companheiros norte-americanos, irão para a Buck Jackson Arena. Pecos realiza o rodeio mais antigo do mundo, desde 1883. Fechando o mês de janeiro, Del Rio, Texas, é outra arena tradicional e que abriga anualmente o George Paul Memorial, o primeiro evento a realizar só competições de montaria em touros no país.
Por fim, entre os confirmados, Longview, que também abriga um importante rodeio completo. A programação tem ainda duas datas previstas para a Flórida e uma no estado da Louisiana, mas as cidades não foram confirmadas.
Inicialmente, o calendário original com datas e locais à partir da segunda semana de março estão mantidos. Mas, tudo pode acontecer dependendo da evolução da pandemia. Essas novas etapas serão totalmente produzidas pela PBR, que apenas utilizará o local das famosas competições.
PBR e suas jogadas de marketing
O conceito de eventos em arenas esportivas multiuso é uma das marcas mais fortes da PBR. Foi, sobretudo, herdado do extinto Bull Riders Only, primeiro campeonato somente de montaria em touros, que lançou, testou e validou essa tendência. Os eventos em ginásios, diminuindo ao máximo a referência aos eventos de rodeio, foi um dos responsáveis por transformar a montaria em touros em um esporte independente.
Porém, nas primeiras temporadas da PBR na década de 90, etapas realizadas juntamente aos grandes rodeios foram comuns. Um deles foi o próprio George Paul Memorial, em Del Rio, Texas, que fez parte do campeonato durante os primeiros anos da PBR. Paso Robles na Califórnia é outro exemplo de arena tradicional que sediou etapas nas primeiras temporadas.
Nos anos seguintes, como estratégia de crescimento, a PBR se dedicou a realizar etapas da primeira divisão em grandes centros, utilizando predominantemente os eventos em arenas esportivas. Entre os exemplos deste tipo de local está o Madison Square Garden em Nova York, a arena de entretenimento mais famosa do mundo; e o Staples Center, ginásio do Los Angeles Lakers, um dos principais times de basquete dos Estados Unidos.
Fique por dentro: @pbr.
Colaboração: Abner Henrique/Rodeio S.A.
Crédito das fotos: Divulgação/PBR
Veja mais notícias da editoria Internacional no portal Cavalus