São disputas de rounds especiais, que só acontecem em algumas etapas, mas que valem bom dinheiro e pontos para o ranking mundial
A PBR 2019 Unleash The Beast já começou e logo na abertura da temporada os atletas de Montaria em Touros tiveram o primeiro 15/15 Bucking Battle pela frente. A rodada de bônus especial concede 150 pontos para a classificação mundial e US$ 7.000 para o ranking do competidor que fizer a melhor nota.
Participam desse round os 15 melhores de acordo com a primeira rodada da etapa. Os 150 pontos podem não parecer muito, mas cada Bucking Battles vencido pode ter um papel crucial na reta final do Campeonato Mundial de Montaria em Touros da PBR. A final mundial acontece esse ano de 6 a 10 de novembro em Las Vegas.
Bom, basta olhar para os feitos do atual campeão mundial Kaique Pacheco. O brasileiro ganhou três 15/15, um recorde da PBR para uma temporada. Portanto, do total de pontos dele para se manter na liderança e em vantagem sobre os demais concorrente, 450 pontos foram provenientes das vitórias no round especial. Sem contar os que não ganhou, mas parou e pontuou, embolsando um extra de 600 pontos.
Há quem dê todo o crédito do título de Kaique a esses pontos extras, já que sua diferença para o segundo colocado, o também brasileiro José Vitor Leme, terminou em apenas 422,5 pontos na classificação final da temporada 2018. José Vitor parou somente em dois 15/15, de oito que participou, não ganhando nenhum e somando 210 pontos.
Portanto, a diferença entre Kaique e José Vitor em pontos nos 15/15 Bucking Battles foi de 390 pontos no ano passado. Uma coisa já mudou para 2019, Vitinho venceu o primeiro 15/15 da temporada em New York marcando 91,25 em sua montaria, adicionando os 150 pontos ao ranking.
Montar no Bucking Battles round significa uma montaria a mais no final de semana. Pode deixar o atleta um pouco mais cansado, mas ao mesmo tempo a chance de somar pontos é algo interessante. Quem escolhe os bois a cada round especial é o PBR Director of Livestock, Cody Lambert. E ele se esforça em selecionar os mais competitivos para que seja realmente uma rodada de alto nível.
Pare ele, o 15/15 Bucking Battles tem um nível diferente de competição comparado a uma rodada padrão em uma etapa da série principal. “E isso se dá, principalmente, por causa dos touros”, comenta Lambert. “Escolhemos realmente um curral difícil para que os competidores se esforcem para parar. E a chance é a mesma para que ele pare ou caia, então é bem emocionante”.
O diretor também lembra que conforme a temporada avança, o número de lesões aumenta, vai ficando cada vez mais difícil. “A cada 15/15 uma história, pois muita coisa acontece entre um e outro. Os atletas vão se lesionando, ficando cansados, temporada com etapas todo final de semana. Então, fica realmente especial para quem se mantém bem e conquista os pontos”.
Além do recorde de Kaique com três vitórias em uma só temporada, ele e outro brasileiro, Eduardo Aparecido, foram os que mais vencerem 15/15 no geral, cinco vezes. Eduardo se une ainda a outro brasileiro no número de paradas. Ele e Fabiano Vieira têm 11 montarias válidas em 15/15 de um total de 43 tentativas cada um.
Na terceira etapa desse ano, o segundo 15/15 e vitória de Alisson de Souza. Mas uma estatística que o Brasil domina na PBR. Vamos aguardar o desenrolar da temporada para saber o quão emocionante e decisivo serão os 15/15 Bucking Battles.
Por Justin Felisko/PBR
Tradução e adaptação: Luciana Omena
Foto de José Vitor Leme: PBR