Desde 2008, a NRHA o homenageia ofertando o Lifetime Achievement Award a pessoas impactaram significativamente o esporte

O lendário treinador de cavalos de Rédeas, conhecido como o ‘pai da Rédeas’, Dale Wilkinson, foi o primeiro indicado a ingressar o NRHA Hall of Fame (1986). Ele foi também o primeiro campeão do NRHA Futurity, em 1966.

Venceu com Pocorochie Bo (Foolish x Poco Baya); e tornou a ganhar em 1975 com Clene Continental (Continental King x Mona Weime). Dale Wilkinson foi um dos membros fundadores da National Reining Horse Association.

Além disso, durante sua vida, atuou como um incansável educador, promotor e mentor para todos os competidores, profissionais e amadores, sendo exemplo de como um cavaleiro deveria se comportar, treinar e exibir um cavalo.

Em 2000, a AQHA também imortalizou seu legado o colocando no AQHA Hall Of Fame. “Deus criou Dale e Dale criou a Rédeas”, afirma o veterano treinador Dick Pieper sobre Wilkinson. Assim sendo, grande parte de tudo que a modalidade é hoje vem dele.

Dale Wilkinson foi campeão do 1° Futurity de Rédeas pela NRHA. A NRHA o homenageia ofertando prêmio a pessoas impactaram significativamente o esporte

Autodidata, nasceu em Ohio em 1924 e começou a treinar no final da década de 1940. De acordo com os livros de registros, ele é a única pessoa a ganhar os futurities da NRHA e também da NCHA (Apartação). O NCHA Futurity ele venceu em 1972, ao apresentar Gun Smoke’s Dream.

Dale também tem dois segundo lugares no NRHA Futurity. Em 1969, montou Little Joe Doug e em 1972, foi co-reservado campeão com Bo Jaks Dude. Quem conviveu com ele atesta que sua humildade era natural.

Legado

Mas a carreira de Dale não foi só para as vitórias. No entanto, foi assim que ele venceu. Seus cavalos eram mais fluidos e macios. Atuando com rédeas soltas e manobras leves. Suas paradas, entretanto, eram fortes.

O método de Wilkinson de esbarrar o cavalo lhe rendeu os mais altos aplausos. Na Apartação, seus cavalos podiam baixar a cabeça ao máximo e eram vistos como os melhores. O treinador lendário creditou o desenvolvimento de suas habilidades ao garanhão Rondo’s King.

A família significava mais para ele do que qualquer elogio. Com a esposa Lucy criou duas filhas e um filho

Por sua história, antes de tudo, passou Mr Gun Smoke. O cavalo foi um atleta superior nas mãos de Dale. Embora tenha tido mais sucesso ainda como pai. Seus filhos competiram com destaque em Rédeas, Apartação e Working Cow Horse.

Em 1975, Dale Wilkinson arrendou sua fazenda – Millstream Stables- à Findlay College, como um centro de treinamento para estudantes universitários. Contudo, nunca fez parte da equipe, mas passou muitas horas ensinando os futuros treinadores de cavalos.

Posteriormente, em 1984, ele venceu a fazenda para a faculdade. Mudou para Waynesboro, Geórgia, a fim de escapar da neve e do frio de Ohio. Morreu em 2010 enquanto se recuperava de uma cirurgia no quadril, aos 84 anos.

Fonte: NRHA, AQHA e Horseandrider
Tradução e adaptação: Luciana Omena