Definidos conjuntos semifinalistas do NRHA Open Futurity de Rédeas

Brasileiros fizeram grandes apresentações e lideram suas divisões

Com 370 cavalos inscritos, a categoria Aberta do National Reining Horse Association Futurity, para animais de três anos de idade, realizou sua classificatória de 23 a 25 de novembro, no State Fair Park, em Oklahoma. Todos os anos, na semana do Thanksgiven americano, os melhores cavaleiros de Rédeas do mundo iniciam sua jornada rumo ao título mais importante da temporada. A premiação total do evento chega a US$2.000.000,00. Além do Potro do Futuro Open, há disputas na Non Pro e também a final dos campeonatos regionais – North American Affiliate Championship, que acontecem em paralelo numa programação recheada de atrações.

Franco Bertolani e Chex For Nite. Foto: Plusoneandahalf

E após os três dias de primeiro go, foram definidos os semifinalistas da Open. Esse esquema de disputas mudou. Diferente dos demais anos, onde no segundo go, após uma nota de corte, quem passava corria todos os níveis juntos, esse ano haverá uma semifinal para os níveis de um a três (segunda, 27, e terça, 28) separada do nível quatro (que ocorre na quarta, 29). E a lista de quem passou para a semi teve 75 conjuntos de nível 4 e mais 75 nos níveis 1, 2 e 3. A boa notícia é que os brasileiros foram muito bem nessa primeira fase da competição.

Marco Ricotta e Shine Plum Shine

Franco Bertolani marcou 224, a maior nota da classificatória, montando Masked Gun, filho do Nine Million Dollar Sire Gunner e de Dun It For Chex, melhor matriz NRHA 2016. “Este cavalo nasceu em casa, no Cardinal Ranch, nós que o domamos e treinamos. É mais um produto de Dun It For Chex, a melhor égua que já encontramos. Todos os seus filhos foram excelentes para nós. Desde o início, Masked Gun foi excepcional e hoje ele provou seu valor. Suas paradas foram ótimas. Ainda está um pouco atrasado nos spins, mas certamente compensou em todo o resto da sua apresentação. Estamos confiantes!”, contou Franco, que também entrou para a semi com seus outros dois animais, Chex For Nite e Diabolo.

Eduardo Salgado e Gotta Shiney Diamond. Foto: Plusoneandahalf

Marco Ricotta e Shine Plum Shine também anotaram 224 e seguem animados para a semi, liderando também o nível 3. A maior nota para o nível 2 foi de Kole Price  e Checksworthy  – 220,5. O brasileiro Gabriel Bittar Borges, com Gotta Shiney Playboy, lidera o nível 1 – 220, segunda melhor nota nível 2. Outro brasileiro que se destacou nessa primeira passada foi Eduardo Salgado. Com Gotta Shiney Diamond marcou 221, terceira nota nível 3, entrando na briga por uma vaga na final dos níveis 3 e 4.

Gabriel Borges com Gotta Shiney Playboy. Foto: Plusoneandahalf
Foto: Tatiana Salgado

Com a notas de corte sendo Nível 4: 217.5 | Nível 3: 215 | Nível 2: 211.5 | e Nível 1: 204.5, confira o desempenho dos brasileiros: Masked Gun Franco Bertolani -224; Chex For Nite Franco Bertolani – 222; Gotta Shiney Diamond Eduardo Salgado – 221; Gotta Shiney Playboy Gabriel Bittar Borges – 220; Xtra Magic Doctor Thiago Boechat – 220; Diabolo Franco Bertolani – 219; Whitey N Hollywood Pedro Baiao – 218;Shine Yur Gun Fernando Salgado – 218; Tour Fernando Salgado – 217; Gunners Bar Fly Eduardo Salgado – 216,5; Lovenya Fernando Salgado – 214,5; Wimpyslittlecadillac Eduardo Salgado – 206,5; Da Vincis Code Roger Barral – 203,5; Solidly Spirited Gabriel Bittar Borges – 197.

Outro corte será feito e após as passadas de amanhã os finalistas de 2017 serão conhecidos. Serão 30 no nível 4, 25 no nível 3, 20 para o nível 2 e 15 para a final nível 1, que acontecem no sábado, dia 2 de dezembro, encerrando o evento. As provas podem ser acompanhadas ao vivo pelo site da NRHA.

Por Luciana Omena

Deixe um comentário