Foi o primeiro cowboy da história do rodeio mundial a ser premiado como ‘cowboy completo’
Alguns dizem que o rodeio nasceu em 1869, quando dois grupos de cowboys de fazendas vizinhas se encontraram em Deer Trail, Colorado, para discutir quem era o melhor em realizar tarefas cotidianas do dia a dia, incluindo a doma de cavalos selvagens para o trabalho no rancho.
Até a virada do século, os rodeios eram eventos informais, exibição de habilidade. Não havia premiação, talvez algumas apostas em jogo. Mas conforme o público cresceu, os promotores começaram a organizar concursos anuais em locais específicos, bem como em shows westerns.
As organizações de rodeio permaneceram fragmentadas até o final da década de 1920, quando a Rodeo Association of America, composta de comitês de rodeio e promotores de todo o país, batizou seus primeiros campeões.
Era 1929, portanto, e o cowboy Earl Thode foi o primeiro a ser oficialmente reconhecido como campeão mundial All-Around da PRCA. O famoso cowboy completo, que se destacada em mais de uma modalidade. Nesse mesmo ano ele também foi campeão mundial de Saddle Bronc Riding. Em 1931 voltou a ser campeão mundial de Saddle Bronc. Além dessa, ele também atua em Steer Westling.
Até hoje é reconhecido como um dos melhores atletas dessa modalidade pela ProRodeo. Thode tinha um estilo próprio. Venceu com frequência e em praticamente todos os lugares que montou, incluindo Cheyenne, Wyoming (quatro vezes); Madison Square Garden, em Nova York; Denver; Fort Worth, Texas; Santo António; Ellensburg, Washington; Tucson, Arizona; Phoenix; e Calgary, Alberta.
O ídolo nasceu em 7 de dezembro de 1900, em Belvidere, South Dakota, e cresceu em um rancho, domando cavalos chucros para seu pai e fazendeiros vizinhos, ainda na adolescência. Sempre se destacou. Seu primeiro rodeio foi quando já tinha 20 anos, em White River Round-Up. Também este no Belle Fouche Rodeo, mostrando suas habilidades em Saddle Bronc e Steer Westling.
Ele passou a competir em eventos da região nos finais de semana, enquanto trabalhava durante a semana no rancho. Tornou-se profissional em 1927, na época da Grande Depressão nos Estados Unidos, que afetou a pecuária. Sua primeira vitória profissional foi no Cheyenne Frontier Days, nesse mesmo ano. Rodeio que ele iria ganhar mais três vezes, algo inusitado na época. Aos 37, ganhou Calgary.
Thode conheceu sua esposa, uma enfermeira, em Calgary, depois que foi ferido no rodeio. Eles se casaram em 1931 e se mudaram em 1934 para Vernon, Arizona, onde Thode aproveitou seus ganhos no rodeio para comprar uma fazenda de gado. O rodeio ofereceu-lhe a oportunidade de desenvolver o seu talento e ganhar dinheiro ao fazê-lo.
Ele se aposentou em 1937, mas continuou a laçar perto de casa. Depois de ajudar a criar seus dois filhos, sua esposa, conhecida como Blondie, foi eleita para a Legislatura do Arizona em 1952 e serviu por 18 anos, os dez primeiros na Câmara e depois no Senado.
O campeão mundial era conhecido como um homem gentil, quieto e humilde. Também era o membro número 36 da Cowboy Turtles’ Association, formada em 1936. Ele trabalhou como juiz de rodeio e foi diretor de arena da La Fiesta de Los Vaqueros, de Tucson, de 1936 a 1947.
Thode morreu em 18 de maio de 1964, quando seu barco de pesca virou e ele se afogou no lago, em sua propriedade. Foi introduzido no Hall da Fama da ProRodeo em 1979, ano em que a galeria dos imortalizados teve início.
Fonte: PRCA e Sout Dakota Hall of Fame
Tradução e adaptação: Luciana Omena
Fotos: ProRodeo