Sem duvida, uma das lendas do rodeio, Gary Leffew é dono de um campeonato mundial na PRCA, comentarista de TV e mentor de muitos bullriders
Gary Leffew até pode ser um ‘peão’ de um título mundial só, mas tornou-se popular por ser um especialista em montarias em touros. Ele nasceu em 23 de setembro de 1944, em Santa Maria, Califórnia. Aos 76 anos, segue com sua missão: ensinar e analisar o esporte na televisão. Além disso, muito de seu sucesso se deve ao que chamam de ‘pensamento positivo’, pelo fato de que ele adotou esse modo de viver a vida no começo da carreira.
Um dia, ele aceitou o desafio de montar um touro. Embora o touro tenha resistido, sua carreira no rodeio nasceu. Gary Leffew, o filho barbudo e de cabelos compridos dos anos 1960, cortou o cabelo, comprou alguns novilhos e touros jovens. Praticou todos os dias durante um ano. Como resultado, em julho de 1964, largou seu emprego e entrou de vez no rodeio.
Foram oito qualificações para a National Finals Rodeo, a final mundial da PRCA, a primeira em 1966. Quando terminou em décimo lugar na classificação mundial de Montaria em Touros, ficou em dúvida a respeito da continuidade da carreira. Entretanto, ele diz que o livro ‘Psycho-Cybernetics’, de Maxwell Maltz, mudou tudo. Gary Leffew passou a praticar o pensamento positivo e o uso de técnicas de visualização.
Gary Leffew Rodeo School
Dessa forma, em 1970, tornou-se campeão mundial de Montaria em Touros pela PRCA, assim como foi o melhor da NFR em soma das notas. Seguindo a técnica, que deu-lhe o apelido de ‘o guru do pensamento positivo’, Leffew começou a ensinar novas gerações de bullriders, a fim de programá-los para serem futuros campeões. Tudo por meio do uso de visualização, feedback de vídeo, boas técnicas e força da mente. Desse modo criou a Gary Leffew Rodeo School.
Em 2018, Gary Leffew entrou para o PBR Heroes & Legends. Mesmo sem nunca ter montado por essa entidade, teve o reconhecimento do esporte a seu legado. Já que o impacto dele no mundo da Montaria em Touro não parou quando encerrou sua carreira como atleta. Dezessete de seus alunos ganharam campeonatos mundiais da PRCA, incluindo Sage Kimzey, hexacampeão mundial.
Aliás, ninguém no meio foi mentor de mais campeões do que ele. Não só da PRCA, como da PBR, campeonatos canadenses, NHSRA (campeonatos escolares). Em 2002, entrou para o ProRodeo Hall of Fame. Também foi diretoria de Montaria em Touros da PRCA. Ativo até hoje, a palavra aposentadoria não está em seu vocabulário.
Mídia
O sucesso de Gary Leffew na arena de rodeio o levou para a mídia. Ele fez parte de filmes, comerciais de televisão, videoclipes, séries de TV. Talvez seu trabalho mais famoso seja o filme ‘8 Segundos’, de 1994, sobre o lendário Lane Frost, no qual ele ensinou ao astro Luke Perry como montar em touros. Ninguém trabalhou mais para se promover e ao esporte como Leffew. O rodeio ganhou, e muito, quando ele tomou a decisão de largar o mundo das motos, inclusive encorajado por seu pai.
Só para ilustrar, fez parte das séries Top 10 Destination in the World 2000 (Travel Channel), No Opportunity Wasted (Discovery Channel), Cowboy Tech e To Tell The Truth (History Channel), Deal with the Devil (ESPN). Assim como participou de clipes musicais de cantores como Bon Jovi, John Mayer, Katie Perry. Não apenas atuou como instrutor em 8 Segundos, como também instruiu Keifer Sutherland (Cowboy Up), Stephen Baldwin, Patrick Swayze (My Heroes Have Always Been Cowboys), Clint Eastwood (Pink Cadillac), Cliff Robertson (J.W. Coop).
E não para por ai, Gary Leffew foi dublê em comerciais de empresas como American Airlines, Chevrolet, Coca Cola, Budweiser, Wrangler, Nissan, Bud Light, Jeep. Em alguns, atuou como consultor técnico também.
Fonte: ProRodeo Hall of Fame, Wrangler Network, PBR
Crédito das fotos: Wrangler Network e Website Official