Associação americana de Working Cow Horse foi fundada em 1949 e oferece suporte para inúmeros filiados nos Estados Unidos e fora dele

Por quase 150 anos, o cavalo de trabalho com o gado era famoso em toda a Califórnia e no Oeste dos Estados Unidos, até que no início do século 19, a corrida pelo ouro mudou o rumo das coisas por lá. Muitos recém-chegados ao que chamavam ‘estado do ouro’, dissolveram as fazendas de gado. Nas que permaneceram, as técnicas modernas de manejo de gado e máquinas, eventualmente, eliminaram grande parte da necessidade de um cavalo de trabalho bem treinado e versátil.

No início do século 20, esse tipo de cavalo passou de uma necessidade para um luxo e havia pouca atividade que desse conta de sustentar financeiramente a manutenção deles. A maioria dos fazendeiros estava lutando para sobreviver à Grande Depressão nos Estados Unidos, que piorou com a Segunda Guerra Mundial. Poucas pessoas tinham tempo para se preocupar com os cavalos e os programas de treinamento.
E foi nesse momento da história que a National Reined Cow Horse Association foi formada, em 1949, com o objetivo de preservar e educar o público sobre a rica história desta equitação tradicional. A NRCHA é responsável pela promoção do esporte e pelo alto padrão de dos eventos. A associação foi originalmente chamada de Califórnia Reined Cow Horse Association. Apesar da mudança de nome, continuou a celebrar onde tudo começou, preservando as tradições dos cavalos de boi da Califórnia, os animais habilidosos altamente treinados. Hoje, 68 anos após a sua criação, continua trabalhando para manter viva a tradição do vaqueiro na indústria equina.

A NRCHA também oferece suporte a inúmeros afiliados nos Estados Unidos e no exterior. Esses grupos servem como espinha dorsal da associação, assegurando muitas competições e eventos sancionados pela NRCHA a cada ano.
Os três maiores eventos da temporada da NRCHA são: Celebration of Champions, que acontece todo mês de fevereiro, em Fort Worth/Texas; Stakes, sempre em março, em Las Vegas/NV; o Derby, todo mês de junho, em Paso Robles/CA; e o Snaffle Bit Futurity, sempre em outubro, em Fort Worth.
Quem já viu uma prova de Working Cow Horse aqui no Brasil não imagina a quantidade de competidores que vão para as provas da NRCHA. Para ser ter uma ideia, as fases da prova, que são trabalho com boi, trabalho de cerca e trabalho de rédeas são realizadas de forma separada, cada parte em um dia diferente e depois as notas são somadas. Aqui no Brasil, a prova é feita de uma vez só, o cavalo não sai da pista. É bem interessante acompanhar as provas dos Estados Unidos. Fica ligado no calendário e em todas as informações: www.nrcha.com.
Por Luciana Omena