Jackie Crawford tem 20 títulos mundiais WPRA

Coroada campeã mundial do WPRA World Breakaway Roping Championship a laçadora fez historia mais uma vez

Aos 38 anos, Jackie Crawford é a segunda melhor amazona de todos os tempos da WPRA – Womens Professional Rodeo Association. São 20 títulos mundiais pela associação, incluindo Breakaway Roping, All-Around, Team Roping Tie-Down Roping. E ela também participa nos Três Tambores.

Seu título mundial mais recente foi de Breakaway Roping. Aliás, ela é um dos nomes mais fortes dessa modalidade hoje. Pela primeira vez a WPRA e a PRCA se juntaram para pontuar as atletas de dessa modalidade. Portanto, Jackie Crawford tem agora três títulos mundiais de Breakaway (2014, 2016 e 2020). Em números de vitórias pela WPRA só perde para Wanda Harper Bush (In Memorian), com 32 fivelas.

Jackie Crawford mora em Stephenville, Texas, com seu marido, Charly; e as filhas Kaydence, 16, Creed, 3, e Journey Lynne (recém-nascida). Se você não acompanhou a final mundial ano passado, não viu que ela competiu grávida de seis meses. Sem o pito da sela e com aval dos médicos, a laçadora popstar não ficou fora dos holofotes e fez mais uma competição memorável.

Ser do cavalo vem de família. Seu pai e tio montavam e foram a única dupla de irmãos a vencer juntos no Team Roping o campeonato escolar. Sua mãe treinava e competia em Três Tambores. Desse modo, Jackie começou cedo, em competições Junior de Três Tambores e Seis Balizas. Quando a família saiu do Illinois para Oklahoma ela acrescentou o laço.

Assim, transformou seu cavalo de Tambor e começou a laçar no Ensino Médio. Por outro lado, Jackie também fez todo o trabalho de rancho, limpando baias no hipódromo de Blue Ribbon Downs. Seguiu os estudos até a universidade, onde tinha bolsa pela equipe de rodeio. Continuou laçando e se mudou para o Texas.

Jackie Crawford foi coroada campeã mundial do WPRA World Breakaway Roping Championship a laçadora fez historia mais uma vez
Com a família na final da PRCA/WPRA de Breakaway 2020

Fortalecimento da carreira

Formada, Jackie Crawford conseguiu trabalho com a ‘dama do laço’, Lari Dee Guy. Montava os potros, treinava os cavalos de laço e fazia o que mais fosse necessário. Foi nessa época, por volta de 2009, que ela comprou seu cavalo de prova hoje, T-Boy. Estava em um lote de potros que chegou ao rancho, filho de um dos cavalos de sucesso do ídolo Trevor Brazile. Parceria vencedora, já que os dois estão juntos nas maiores conquistas da laçadora.

Antes de mais nada, a lenda acredita que sua formação em Administração de Empresas é vital para comunicação, patrocínios e tudo o mais que acontece no mundo do rodeio. Por outro lado, tem a ajuda do marido no rancho, no treinamento dos cavalos de toda a família. Ele laçava e foi finalista da PRCA por dez anos, entre outros feitos. E é pela família que eles lutam e querem continuar nesse mercado com os filhos.

Sua maior alegria e olhar para trás e ver que realizou tudo o que mais queria ao longo da carreira até agora e por quais trabalhou duro. De 2008 até agora, ganhou seus 20 títulos mundiais WPRA (3 no Breakaway, 9 All-Around, 2 no Team Roping, 6 no Tie-Down Roping). Sem contar todos ao longo dos anos desde os tempos escolares.

Fonte: Rodeo News
Crédito das fotos: Divulgação/ProRodeo

Veja histórias de outros Legends no portal Cavalus