João Leão e André Coelho ficam no Top 10 BFA Futurity

João encerrou em segundo lugar e André Coelho foi sexto e oitavo. Brasileiros mostraram talento e garra para chegar à final da maior prova para potros dos Estados Unidos

Terminado o 34° Barrel Futurities of America 2019 dois brasileiros fizeram a viagem de volta para casa com aquela sensação de dever cumprido! No Top 10 do BFA Futurity, João Leão foi o segundo melhor na média – com o melhor tempo da final -, enquanto André Coelho encerrou sua participação em sexto e oitavo lugares na mesma categoria.

A maior prova para potros dos Estados Unidos, de casa nova para a edição 2019, contou com mais de 400 conjuntos nas duas classificatórias do Futurity. Categoria para animais de quatro anos hípicos, que estrearam na temporada passada. João entrou para a final, portanto, na segunda passada ao marcar o sétimo melhor tempo.

Com FloBot, de Dian Taylor, o brasileiro estava entre os 50 conjuntos que fizeram a final. João marcou o melhor tempo – 15s334 – ficando, dessa forma, com a segunda menor média – 30s873. Bem perto de uma das melhores treinadoras em atividade, Kassie Mowry, que ganhou a prova ao montar Epic Guy e somar 30s703.

“Foi mais um sonho realizado, Graças a Deus. É a melhor prova para potros aqui, super disputada. Era um sonho meu estar na final desse potro do futuro. Então só tenho a agradecer a Deus a esse feito maravilhoso. Não é fácil, principalmente aqui na América. Tem dia que a gente acorda e está baixo de zero, por exemplo. Se não tivermos nosso propósito bem claro, foco, nada vai para frente”, conta ainda emocionado João.

João e Joseli

Prova

Entre os 50 melhores tempos da final, João chegou com o 12°. “Foi realmente emocionante correr o menor tempo da final, ainda fico sem palavras. Só perdi para a melhor treinadora do ranking da Better Barrel Racing, a Kassie Mowry. Hoje estou em terceiro nesse ranking, que é um dos campeonatos mais importantes, o maior aqui dos Estados Unidos. É inexplicável o que estou sentindo nesse momento”.

O treinador brasileiro, que completou agora um ano morando nos Estados Unidos, agradece à sua família, principalmente à esposa Joseli e a filha Julia. “Elas estão sempre ao meu lado e me dão muita força. E também agradecer aos meus patrocinadores Botupharma USA, Fallon Taylor, Ranch Dress’N, ManSports e Protec Horse”.

A prova aconteceu de 18 a 23 de novembro, na Lazy E Arena, em Guthrie, Oklahoma. André Coelho, da mesma forma, também brilhou. Entrou com dois animais para a final da categoria Juvenille (potros de três anos) e com dois para a final do Futurity. Os dois brasileiros, portanto, no Top 10 do BFA Futurity!

Seu melhor resultado foi com Papagaio, de Cheryl & Bill Kennedy. Marcou 15s493 na final e somou 31s247. “Classificar para a final da BFA já era um sonho. Colocar dois cavalos no top 10 do Futurity foi uma benção inesperada. Com Papagaio, fiz o quarto menor tempo da final e fiquei em sexto na média. E com Famous Sassy Bug terminei em oitavo na média (31s295)”

Há sete anos, André foi assistir a prova com o sonho de ter seu nome chamado pelo locutor. Sonho conquistado com sucesso! “Gostaria de agradecer Kennedy, Sam, Enrique, Ronildo Filho pela ajuda, Kelly Conrado pelos conselhos, minha esposa e minhas filhas que me apoiam e compreendem minha ausência, e meus patrocinadores Tuff e Smart Choice”.

Kassie Mowry

Outros resultados

Troy Crumrine ganhou o Derby Open, 30s318 com SR Industry Titan. Enquanto do Juvenille, a vitória ficou com Halie Hanssen, 31s530 com Jess Watch Me Streak.

A reservada campeã do BFA Juvenille, Mercy Shes Fabulous, é filha de Mercy N Grace, única filha do garanhão Tux N Rolls correndo – e produzindo – nos Estados Unidos. Tux N Rolls é de propriedade do criatório brasileiro B2B Ranch.

Na programação ainda as categorias Amateur (amador) e Youth (jovem). Todas as informações no Facebook ou site oficial.

Leia também:
Brasileiro André Coelho classificado para final do BFA Futurity; assim como João Leão

Por Luciana Omena
Fotos: Cedida

Deixe um comentário