Junior Nogueira é campeão mundial AQHA no Laço Cabeça e no Laço Pé

O 2025 AQHA World Show, o campeonato mundial da associação americana do cavalo Quarto de Milha, teve um total de 8.584 inscrições e mais de $ 4 milhões em prêmios

Com dois campeonatos mundiais e um título de vice-campeão em uma única tarde, Junior Nogueira transformou as provas de Laço em Dupla na categoria Open Júnior do AQHA World Show em uma grande festa verde e amarela.

O laçador brasileiro foi campeão mundial AQHA Open Junior Laço Cabeça Nível 3 com Seven Biggie, garanhão de 2019, filho de Seven S Big Valley e Playguns Smokin Gal, ao marcar 226,5 pontos na final; campeão mundial AQHA Open Junior Laço Pé Nível 3 com Mydiamonds R Special, égua filha de Whizkey N Diamonds e Gunnersspecialsister, com a nota 230,5; e ainda foi reservado no Laço Pé com Seven Biggie (229,5 pontos).

Seven Biggie é de propriedade da Nicks Livestock Services LLC, de Refugio, Texas, e criação de John Morgan O’Brien, de Beeville, Texas. Iniciado por Clay Logan, mais tarde o garanhão foi apresentado e treinado por Cole Davison, que pediu a Juninho que o montasse na AQHA, já que estava ocupado com os preparativos para o Gold Buckle Futurities na semana seguinte.

Mydiamonds R Special foi criada por Brooke M. Wharton, de Fort Worth, Texas, e pertence a Juninho em parceria com Rafael Correa Paoliello, que os brasileiros conhecem muito bem. Os dois ‘craques do laço’ se uniram no projeto dessa égua, Juninho a treina desde o início, e tinha o feeling de que ela se daria muito bem nas provas da AQHA.

Ao todo, Junior Nogueira faturou $ 75.862,85 e ainda pode levar para casa os troféus tão cobiçados para quem monta cavalos Quarto de Milha. Em 2020, com Apache R Hali (Apache Blue Boy x RA Soft Smoken), de sua propriedade, conquistou seu primeiro título de campeão mundial AQHA, na Open Senior Nível 3 Laço Cabeça ao marcar 228 pontos; e ainda reservado campeão mundial AQHA Open Senior Nível 3 Laço Pé ao marcar 229 pontos.

Junior Nogueira é campeão mundial AQHA no Laço Cabeça e no Laço Pé
Volta da vitória de Junior Nogueira e Mydiamonds R Special; na foto de chamada: premiação de Junior Nogueira e Seven Biggie

Junior Nogueira e um 2025 desafiador

Ao sair da pista do OKC Fair Park, em Oklahoma City, onde está sendo disputado o AQHA World Show, desde 30 de outubro até 19 de novembro, Junior Nogueira era só gratidão. “Foi um sonho que se tornou realidade. Só de estar lá e conseguir ganhar algo assim, competindo contra os melhores do mundo todo, significa muito”.

O domínio do laçador brasileiro não se resume apenas aos títulos — representa uma vitória profundamente pessoal. Embora a soberania dele no rodeio seja incontestável, ele chegou aos Estados Unidos para competir com cavalos do falecido Robbie Schroeder e lembrou à reportagem do Team Roping Journal: “Foi assim que eu comecei, exibindo cavalos. Foi assim que fiz durante toda a minha infância.

A temporada 2025 foi desafiadora para o brasileiro, já que em maio ele quebrou a perna em um treino ao lado do seu parceiro Kaleb Driggers. Com a previsão de recuperação encurtada, por sua dedicação ao protocolo médico, Juninho voltou às pistas antes do esperado. Ele e Kaleb conquistaram a segunda vitória consecutiva no Bob Feist Invitational, adicionaram mais um título do The American ao currículo, entre outras conquistas, encerraram a temporada regular da PRCA como campeões.

Juninho segue agora para a sua 11ª NFR consecutiva, sendo a sétima que chega na liderança do ranking. A grande final mundial do rodeio acontece de 4 a 13 de dezembro, em Las Vegas. A turma verde e amarela que estava em Oklahoma, na torcida pelos brasileiros, ficará ainda maior no Thomas and Mack Center para torcer por Juninho.

Outros resultados

Além de Junior Nogueira, Marcos Alan Costa foi campeão mundial em Tie-Down Roping, clique aqui para ler a matéria. E tivemos ainda Gabriel Salgado 6° lugar Laço Pé Open Junior Nível 2 e reservado campeão mundial Laço Cabeça Open Sênior Nível 2. Na Amador, Flavio Ribeiro foi campeão mundial de Breakaway Roping Nível 2.

Informações gerais do evento: AQHA.com
Fotos: Reprodução/Team Roping Journal
Leia mais notícias
aqui