Matt Gaines é o terceiro maior ganhador em Apartação pela NCHA

Quando cruzou a marca de Eight Million Dollar Rider, ele foi apenas o segundo a atingir esse feito

Matt Gaines e sua esposa Tara (foto de chamada), ela mesma uma campeã mundial NCHA Non Pro, baseiam sua operação em Weatherford, Texas. Sua maior influência foi seu pai, Dick Gaines, também treinador de cavalos de Apartação, falecido em 2019. Dick, ex-presidente da NCHA, foi a única pessoa a ser incluída como membro do NCHA Hall Of Fame como treinador e competidor amador.

Matt Gaines e Little Pepto Gal

Com mais de US$ 8.500.000,00 de ganhos na carreira, Matt Gaines é o terceiro maior ganhador de prêmios da National Cutting Horse Association. Antes de se tornar treinador, Matt desfrutou de uma bem-sucedida carreira na categoria de amador, a Non Pro, incluindo uma vitória no NCHA Non Pro Futurity de 1990, com Playboys Lynnea.

Matt Gaines e Nu I Wood. Foto: DHC

Em dado momento, Matt decidiu levar o esporte como sua profissão, então tornou-se um treinador de Apartação. Ele foi trabalhar para o falecido Charles Spence, onde ele treinou e montou cavalos como Olena Dually, Chex Rio Hickory e Knew She Wood. Em 2001, conquistou sua primeira fivela na categoria Open. Montando Sunettes Dually, no Will Rogers Coliseum, marcou 231 para ficar com o título do NCHA Super Stakes.

Matt Gaines e Second Spot. Foto: Hart Photography

Também em 2001, Matt venceu o NCHA Spectacular Summer Derby com Nu I Wood. Em 2003, ele ganhou o NCHA Super Stakes Classic também com Nu I Wood, seguindo para 2005 com One Time Pepto, que viria a se tornar um grande garanhão, vencendo outro NCHA Super Stakes. Matt também montou Im Countin Checks e Smooth As A Cat, ambos excepcionais atletas de pista.

Com Second Spot no NCHA Futurity 2016

Sua carreira etapa fortemente ligada a dois cavalos que ganharam o título de NCHA Horse Of The Year, Little Pepto Gal e Smooth As A Cat. A notável carreira de Matt continua a impressionar a cada evento. Seu maior título mais recente, em 2016, foi na prova mais importante da temporada, o NCHA Open Futurity. Montando Second Spot, filha de Reycy Moon, outra égua que também foi treinada por Matt.

Matt Gaines e Sugrspiznevrthingniz. Foto: DHC

Ainda falando dos cavalos que montou e de títulos, só nos três primeiros meses de 2019, ele já foi: finalista Cattlemens Open Classic, com Metallic Drifter e Addisyns Bella Cat; reserevado campeão do Arbuckle 4-Year-Old Futurity e campeão Novice com Sugrspiznevrthingniz, e finalista com Justa Lil Brownsugar, finalista Arbuckle Classic Open com Mr Luckys e Addisyns Bella Cat; reservado campeão Bonanza Derby Open e campeão Novice com Sugrspiznevrthingniz, entre outros.

Matt Gaines e Sugrspiznevrthingniz. Foto: Ted Photography

Com Sugrspiznevrthingniz, do qual foi semifinalista do NCHA Futurity ano passado, Matt Gaines acabou de ser reservado campeão do NCHA Super Stakes Open, marcando 221,5. A final aconteceu dia 6 de abril. Nas maiores provas, sempre vemos o nome dele entre os primeiros, mesmo após 18 anos de estrada.

Fonte: Cutting Horse Central
Tradução e adaptação: Luciana Omena

Deixe um comentário