A University of Findlay ficou com o título por equipes western da AQHA nas finais nacionais da Intercollegiate Horse Show Association
Alex Smith entrou para a St. Andrews University para jogar Baseball. Mas, em fevereiro de 2018, dois de seus amigos mais próximos, Connor Smith e Dillon Vaughn, o recrutaram para fazer parte do time western de sua universidade para concorrer às finais da Intercollegiate Horse Show Association. O convite surgiu após um outro membro do time ter desistido de participar. Os amigos pensaram que Alex seria perfeito e em três meses, ele foi de astro do beisebol à reservado campeão nacional da IHSA.
University of Findlay foi a campeã no geral“Tirei minha camisa vermelha do beisebol e decidi fazer o que meus amigos me pediram”, disse Alex, que passou a montar e treinar todos os dias para se preparar. Ironicamente, Alex cresceu cercado por cavalos. Sua mãe ganhou títulos do campeonato mundial com seus Appaloosas e outros membros da família são bem-sucedidos competindo pela PRCA. Embora Alex tenha montado algumas vezes, ele nunca pensou em competir até ir para a faculdade.
“Quando eu liguei para dizer a minha mãe que eu estava no time, ela não podia acreditar. Desde os quatro anos de idade ela estava tentando me fazer montar”. A transição do campo de baisebol para as provas westerns foi fácil. Para Alex, ter desenvolvido uma mente competitiva para o beisebol o ajudou a controlar seus nervos na arena. “Estou muito feliz por ter decidido fazer isso. Tenho tomado uma grande dose de confiança todos os dias”.
Connor SmithDepois que Alex celebrou sua grande prova na categoria que deu início às finais nacionais da IHSA, no Pennsylvania Farm Show Complex, em Harrisburg, Pennsylvania, sua missão foi torceu por seus melhores amigos Connor e Dillion e o resto de seus companheiros de equipe. “Antes de todas as aulas, dizemos palavras de incentivos, como um mantra. Isso ajuda a nos lembrar porque estamos aqui e o que temos que fazer”.
O ritual parecer ser infalível. Dillon foi reservado campeão nacional na categoria individual advanced horsemanship, e Connor foi eleito AQHA High-Point Western Rider do ano depois de terminar com a maior pontuação em horsemanship e terceiro lugar na Rédeas. Conner encerrou sua última participação na IHSA vencendo também na categoria team horsemanship, nono lugar em team reining e quarto no individual open horsemanship. “Foi uma honra competir com grandes concorrentes”, disse Conner. “Eu tenho lutado para ir bem na Rédeas e consegui isso aqui. Foi uma ótima prova”.
Ohio State UniversityAo final da competição, no dia 6 de maio, foi a University of Findlay que levou a melhor na somatória geral de pontos entre as equipes western, 28 pontos. Depois de um inesperado oitavo lugar na primeira prova, os competidores que representavam Findlay começaram o final de semana com zero pontos. Mas a equipe rapidamente se recuperou, com seus atletas e cavalos vencendo na maioria das outras categorias. No final, foram eles que receberam o troféu AQHA Team.
A Ohio State University terminou em segundo lugar na competição por equipes e a Middle Tennessee State University empatou com a Oregon State em terceiro lugar. As finais nacionais acontecem após as regionais, oeste e leste, terem sido concluídas. A Intercollegiate Horse Shows Association existe desde 1967 e hoje conta com 40 regionais e cerca de 400 membros, que são atletas universitários, e está presente nos Estados Unidos e Canadá. As categorias são divididas em provas de Hunter, como Horsemanship, e Western, como a Rédeas. Ex-alunos também podem participar.
Por Luciana Omena
Fonte e Fotos: AQHA e IHSA