Internacional

National Western pela PRCA em Denver teve vitória de Laye no Bareback

Brasileiro do Laço Pé, Junior Nogueira não pontuou nessa etapa importante e agora é o 12° do ranking mundial

Um dos rodeios mais longos e tecnicamente difíceis dessa fase da temporada da Professional Rodeo Cowboys Association é o National Western Stock Show & Rodeo. Em 2019, aconteceu e 17 a 27 de janeiro, mais um ano sob temperaturas abaixo de zero e muita neve do lado de fora do Denver Coliseum.

Denver, Colorado, sediou a 113ª edição do National Western com a presença de mais de 701 mil visitantes. O evento, além da etapa da PRCA, conta com uma feira agro completa, com mostra de vários tipos de animais, além de shows musicais e uma feira comercial com lojas do segmento western e alimentação.

PRCA em Denver
National Western

E foi acirrado o negócio esse ano. Todos os competidores em todas as modalidades passam por duas rodadas e apenas seis chegam ao round final. A classificação final é feita mediante a soma de tempos ou notas das três rodadas. No Bareback, por exemplo, os seis finalistas tinham uma distância de 2,5 pontos um do outro.

Clint Laye, de 25 anos, estava em quinto lugar na média e com sua performance na rodada final, 86,5 pontos, chegou à melhor soma ficando campeão de Denver no Bareback, somando no total 252,5 pontos. “É exatamente onde eu quero estar, entre os melhores. Quanto mais difícil a competição, mais difícil é vencer”, disse Laye.

O cowboy montou Added Money na rodada final, o mesmo cavalo que Richmond Champion tinha marcado 88 pontos ao vencer a primeira rodada. Então, ele sabia que tinha uma boa chance nessa montaria. “Queria mesmo ter montado Added Money, pois seu jeito de pular se encaixa no meu estilo”.

PRCA em Denver
Clint Laye

Mesmo marcando a mesma nota na rodada final queTanner Aus e Cole Reiner, essa montaria deu a Laye a diferença de um ponto que ele precisava para ganhar a cobiçada fivela de Denver. A premiação dele foi de US$ 8.601,00. “Esse foi o primeiro rodeio que montei no ano, então agora estou animado para o restante da temporada de inverno”.

Esta foi a sua quinta vez competindo em Denver desde que ingressou na PRCA em 2012. “É um rodeio que eu tento ganhar há um tempo. É uma etapa de alto nível, onde tudo precisa se encaixar. E deu certo para mim esse ano”.

Em sua trajetória, o cowboy canadense, que mora em Pocatello, Idaho, já fez uma National Finals Rodeo, em 2015, encerrando essa temporada como o décimo melhor. Ano passado, por pouco ele não entrou em sua segunda NFR, terminando o ano na 17ª posição.

Assim como outros competidores, Laye já pegou a estrada para o San Angelo Rodeo, no Texas, que acontece de 1° a 15 de fevereiro. Nas demais modalidades, a corrida para o título de Denver também foi acirrada. No total, o National Western pagou US$ 478.326,00 e também foram campeões: Steer Wrestling – Ty Erickson (11s9); Team Roping – Clay Smith/Jake Long (13s9); Saddle Bronc – Spencer Wright (254 pontos); Barrel Racing – Jennifer Sharp (45s89); Tie-Down Roping – Cooper Martin (26s2) e Bull Riding – Brody Yeary (248.5 pontos).

Fonte e Fotos: PRCA