Nos 40 anos do Augusta Futurity de Apartação, trifeta dos Shepard’s

Importante evento deste começo de temporada para a modalidade aconteceu entre os dias 12 e 19 de janeiro

Foi em Augusta, Georgia, que os melhores competidores de Apartação dos Estados Unidos se reuniram para a segunda maior prova desse começo de temporada. O 40° Augusta Futurity, com provas para cavalos de quatro, cinco e seis anos hípicos, nas categorias Open e Non Pro, aconteceu na James Brown Arena.

Para cavalos de quatro anos hípicos, a Open Futurity agitou as conversas de bastidores após os três primeiros lugares serem ocupados por membros da família Shepard. Austin Shepard, que é Seven Million Dollar Rider (Equistat), comemorou seu quinto título na categoria, um recorde para o Augusta Futurity. Na final, marcou 225 pontos montando Bama Jelly (foto).

Sam Shepard, pai de Austin, ficou com o segundo lugar, montando Barney Ross e marcando 219 pontos. Na terceira colocação voltou Austin ao marcar 216.5 pontos apresentando Hammer Hughes. A família de Summerdale, Alabama, compete em Augusta desde o primeiro evento há 40 anos.

Barney Ross, filho de Bama Cat – pai também de Bama Jelly – e de propriedade de Austin e Stacy Shepard, foi finalista do NCHA Futurity Non Pro apresentado por Cade Shepard, neto de Sam. Cade, aliás, venceu o Augusta Futurity Non Pro nesse mesmo evento, semana passada, montando Lite Headed e fazendo história.

Vencedor do NCHA Futurity Non Pro 2018, a bordo de Chexy Louellla, Cade Shepard, 17 anos, tornou-se o mais jovem apartador a ganhar essa prova. Cade também venceu o NCHA Super Stakes e Derby, ambos na Non Pro em 2015, com a mesma marca, de ser o mais jovem a ganhar.

Bama Jelly não teve um bom desfecho no NCHA Open Futurity ano passado e Austin ficou feliz em poder mostrar todo potencial do cavalo marcando uma boa nota em Augusta. “Ele tem sido especial desde que comecei a treiná-lo. Queria ter feito um trabalho melhor em Fort Worth, porque ele era capaz de estar no topo”.

Futurity de Apartação
Elizabeth Quirk e Wood U N Me Baby – Foto: Molly Montag

O primeiro título de Austin Shepard no Augusta Futurity foi em 2008 com High Brow CD. Em 2014, venceu com CD Kual Gun. Título que ganharia nos dois anos seguintes também, em 2015 com Paradox Cat e em 2016 com High Brow Clay.

Nas provas sem idade limitada para os animais, o Augusta Futurity incorporou a The 40 nas categorias Open e Non Pro. Até 2018, eram categorias que fizeram parte do Mercuria NCHA World Series Of Cutting. Com a saída da Mercuria como patrocinador máster, o evento teve que encontrar uma forma de manter esses cavalos mais velhos na competição.

Futurity de Apartação
Tarin Rice e CR Gotcha Covered – Foto: Molly Montag

A premiação foi de US$ 20.000,00 para cada uma das classes, o que atraiu os melhores. Na Open a vitória foi de Tarin Rice e CR Gotcha Covered, nota 223. Na Non Pro, Elizabeth Quirk ficou com o título ao apresentar Wood U N Me Baby e marcar 218.5 pontos.

Qualquer evento que não tenha idade limitada para os animais conta pontos para o ranking mundial da NCHA. Como o Augusta Futurity foi a prova com a maior premiação da temporada para essa categoria, CR Gotcha Covered lidera o ranking da Open no momento, assim como Quirk na Non Pro.

Por Luciana Omena
Fonte: NCHA e Quarter Horse News
Crédito da foto de chamada: Molly Montag

Deixe um comentário