O competidor mais premiado da modalidade, fomentador da indústria do cavalo e atual presidente da NCHA

Desde 2015, Phil Rapp é o homem de nove milhões de dólares. O maior competidor de Apartação todos os tempos atingiu essa marca AQHA World Show em Oklahoma City. Com dois cavalos nas finais do campeonato mundial de Apartação, seus ganhos nas pistas ultrapassaram US$ 9.141.608,00, de acordo com a National Cutting Horse Association.

Cats Twisted Whisker

Na ocasião, Rapp montou o Manytimes (One Time Pepto x Cats Twisted Whisker) para ficar com o título de reservado campeão Aberta Senior. Na mesma categoria, foi quarto lugar com Reyzin (High Brow CD x Miss Reycine), cavalo criado com sua esposa, Mary Ann Rapp. O mesmo cavalo que Mary Ann foi campeã Non Pro da NCHA em 2013.

“A Apartação tem sido uma paixão por toda a minha vida e nós fomos muito abençoados – eu e minha família”, disse Rapp após atingir uma marca sem precedentes. “Chegar onde cheguei requer muita parceria. Nunca conseguir nada sozinho. Isso só mostra o quão forte são as pessoas que me ajudam, como minha esposa, minha família, meus filhos e meus funcionários”.

Tap O Lena

Depois de ganhar seu primeiro prêmio em Apartação em 1983, Rapp foi introduzido no NCHA Non Pro Hall of Fame em 1992, e ele também é membro do NCHA Riders Hall of Fame. Aos 13 anos, ele sonhava com tudo isso. E é grato por todos que estão no seu caminho desde então. “Poderia ganhar na loteria amanhã, mas continuaria fazendo o que mais amo que é ficar com os cavalos e viver de Apartação”.

A vida esportiva de Phill Rapp não poderia deixar de ser contada sem falarmos de Dont Look Twice (High Brow Cat x Tapt Twice x Dual Pep). Ao longo de sua carreira, vem criando, treinando e apresentando com sucesso gerações antigas e posteriores dessa égua que é um dos pilares em linhagem para a Apartação no mundo. Criada pelo Rapps, Dont Look Twice influencia a indústria de forma muito positiva. É ganhadora de US$ 823.503,00 nas pistas.

Dont Look Twice

Rapp tem uma ligação muito especial com Tap O Lena, avó materna de ‘Lipsticks’. “Perdermos a Tap O Lena (há quase três anos) e ela era um cavalo muito especial. Nos últimos dias de sua vida, passamos tanto tempo percebendo que é apenas um cavalo que você nunca mais terá um como ela novamente”.

Ele montou Tap O Lena e também Tapt Twice, até chegar a ganhar muitos prêmios com Dont Look Twice e muitas irmãs, irmãos, filhos, filhas, netas e netos de todas elas. A ligação é tanta que, ainda jovem, ele também pode apresentar Tapeppyoka Peppy, bisavó de Lipsticks. Assim como Phill e Mary Ann Rappy são sucesso absoluto na modalidade, Dont Look Twice também quebrou seus recordes e fez história.

Mary Ann, Phill, Ryan e Emma

Curioso na carreira do treinador, e atual presidente da NCHA, é que depois de anos como amador, decidiu trabalhar para terceiros treinando há cerca de 15 anos. Desde então, ele se apresentada na categoria Aberta em tempo integral, enquanto os cavalos da família são apresentados pela esposa e filhos nas demais categorias, sem contar os clientes.

Portanto, Phill Rapp não tem somente o maior ganho de uma pessoa na Apartação do mundo inteiro, como é líder de estatísticas das duas categorias mais importantes da modalidade e ainda integra o Hall da Fama das duas. “Fazer essa transição na minha carreira, da Non Pro para a Open, foi certamente uma boa decisão. Eu, minha família e as pessoas que trabalham para mim, somo muito felizes dessa forma.”

Nascido Philip Edward Rapp, na Califórnia, ele teve apoio dos pais desde que começou a despertar para a carreira de cavaleiro. Ele ajudava nos trabalhos do rancho desde os 12 anos, até que seu pai lhe deu a oportunidade de começar a montar os cavalos. Aos 49 anos e uma vida cheia de realizações, ele segue ainda sem pretensão de parar.

Recentemente, na final do Campeonato Mundial de Apartação NCHA em Fort Worth, ele sagrou-se junto a Dont Stopp Believin como reservado campeão mundial World Series of Cutting. Com esse filho de Dual Rey e Dont Look Twice, Mary Ann se posicionou em terceiro no ranking final da Non Pro. Os sucessos não param de acontecer. Sorte a nossa!

Dont Stopp Believin

Por Luciana Omena
Fonte: Website Official e Quarter Horse News
Fotos: Arquivo Pessoal

Escreva um comentário