Brasileiro Marcos Gloria terminou o ano como oitavo melhor do ranking geral canadense
Em frente a uma plateia recorde no SaskTel Centre, Cody Coverchuk, de Meadow Lake, Saskatchewan, tornou-se campeão da PBR Canadá 2018. Foi a final mais disputada dessa que é a filial da Professional Bull Riders no Canadá. Conforme os rounds foram acontecendo, a decisão do título foi ficando ainda mais emocionante.
Cody CoverchukCoverchuk, que é natural da província anfitriã da etapa final, iniciou sua corrida pelo título com uma nota 83 pontos na primeira rodada a bordo de Playing Chicken. Não teve nota no segundo boi e passou a ser o nono colocado na etapa e o terceiro no ranking geral.
Tinha 83,33 pontos atrás do então líder do campeonato canadense da PBR, Lachlan Richardson, que é australiano, de Gresford, New South Wales. No mesmo final de semana que aconteceram as finais na Austrália, Richardson liderava no Canadá. Mas Coverchuk estava determinado a conquistar seu primeiro campeonato Canadense.
Para não deixar dúvidas, marcou a melhor nota da terceira rodada, 86,5 pontos em cima do touro Timber Jam. Alçando-o à primeira posição do ranking geral. Mas a vitória não veio fácil. Seus concorrentes diretos também caíram na segunda rodada e pararam na terceira.
Richardson marcou 83 em Spots On, e o então número dois do ranking geral, Brock Radford, de The Winton, Alberta, anotou 84,5 pontos ao montar Twist of Barbwire. Tudo ficou realmente para ser decidido na quarta e decisiva rodada.
Richardson foi o primeiro dos três a montar, e caiu com 2s11 de Gray Eyes. O confronto tornou-se direto entre Coverchuk e Radford. O atual campeão foi o seguinte a montar, em Homegrown, e marcou 86 pontos. Firmou seu lugar no topo da tabela e teve que esperar Radford subir em seu touro.
Radford ganhou um re-ride e o título que todos queriam ver, ainda teve mais essa pitada de emoção. Ele foi bem, marcou 85 pontos em Gray Tower, mas não suficientes para que ele ultrapasse Coverchuk. Na classificação final do ranking geral, o campeão canadense ficou 954.99 pontos à frente de Radford, o segundo colocado.
Brock RadfordCom três paradas em quatro touros, Coverchuk também foi campeão da etapa final da PBR Canadá. Seu desempenho nessa reta final de campeonato não só lhe rendeu o título da temporada, como o título da etapa final. Aos 24 anos, deixou Saskatoon com US$ 8.475,00 e ainda 120 adicionados ao ranking mundial de 2019.
Pela segunda temporada consecutiva, Radford terminou como o segundo melhor atleta da PBR no país – e na etapa, ficou em terceiro lugar. Depois de chegar à decisão liderando, Richardson caiu para o terceiro lugar no geral – e na etapa ficou em décimo. O reservado campeão da etapa final foi Dakota Buttar. Ele disputa o campeonato principal nos Estados Unidos, e no começo de novembro encerrou a temporada em 17° lugar.
O brasileiro Marcos Glória, campeão do Calgary Stampede esse ano, ficou no Top 10 do ranking final no Canadá. Somou US$ 142.189,53 no total após terminar a etapa final em 17° lugar. Por pouco ele não entrou também na final mundial no começo de novembro. A temporada da PBR Canadá retorna em janeiro, dia 26, no Bell MTS Place, em Winnipeg, Manitoba.
Fonte e Fotos: PBR