Competição é considerada a ‘copa do mundo’ de Montaria em Touros e reúne cinco países
Lançada no segundo semestre do ano passado, a PBR Global Cup já realizou duas etapas: Canadá em novembro de 2017 e Austrália em junho desse ano. Por enquanto, Estados Unidos tem uma vitória e o Brasil outra.
O próximo desafio acabou de ser marcado pela Professional Bull Riders. A terceira etapa da ‘copa do mundo’ de Montaria em Touros acontecerá dias 9 e 10 de fevereiro, no AT&T Stadium, em Arlington, Texas.
Kaique Pacheco está entre os confirmados para a terceira etapa da PBR Global CupParticipam da Global Cup os times de Estados Unidos, Brasil, Canadá, Austrália e México. Os cinco países onde a PBR tem sede. É objetivo da PBR propagar ainda mais o esporte nesses países, levando uma competição mundial para animar ainda mais os fãs.
A premiação total de US$ 750 mil em Arlington faz da PBR Global Cup o segundo evento que melhor paga na modalidade, ao lado da PBR World Finals, a final mundial da temporada americana, que acontece em Las Vegas.
No formato da competição, a equipe da casa sempre tem dois times, cada um com sete atletas. Na etapa do Texas a novidade ficará por conta da seleção dos americanos. Um dos times será o Eagles e a segunda equipe está sendo chamada de Wolves, pois só contará com atletas Native American.
Os nativos americanos são descentes indígenas dos povos que viviam no atual território dos Estados Unidos quando da chegada dos primeiros europeus, no século XVI. Os demais países, uma equipe de sete atletas cada um.
Estados Unidos sediarão próxima parada da Global CupJustin McBride, que foi técnico do Team USA na conquista do ouro no Canadá e do quarto lugar na Austrália, será o líder dos Eagles. Pelos Wolves, Wiley Petersen comandará a equipe. Todos os times vão para a competição com sete atletas, um técnico e um reserva.
A lista completa das equipes só será formada ao final da temporada da PBR americana, em novembro. Mas os técnicos já nomearam dois membros de cada time: Troy Dunn, técnico da Austrália, selecionou Lachlan Richardson e Nathan Burtenshaw. O técnico Renato Nunes escolheu Kaique Pacheco e Eduardo Aparecido.
Pelo Canadá, o técnico Aaron Roy já separou Dakota Buttar e Tanner Byrne. Gerardo Venegas, técnico do México, tem confirmados na equipe Juan Carlos Contreras e Jorge Valdiviezo. O país anfitrião Estados Unidos, a principio, terá pelos Eagles Cooper Davis e Cody Nance. Nos Wolves, Stetson Lawrence, representando as culturas Chippewa e Sioux, e Ryan Dirteater, a tribo Cherokee, são os primeiros selecionados.
Wolves com Stetson Lawrence e Ryan Dirteater, com o técnico Wiley PetersenEntre os técnicos, Aaron Roy, que é tricampeão da PBR Canadá, Gerardo Venegas, finalista mundial, e Wiley Petersen, campeão da etapa Las Vegas em 2007, não são campeões mundiais pela PBR. Renato Nunes levou o título em 2010, Troy Dunn é o campeão mundial de 1998 e Justin McBride dispensa apresentações. É um dos maiores ídolos do esporte, bicampeão mundial.
Pelo Time Brasil, Kaique Pacheco, atual número um do mundo, e o veterano Eduardo Aparecido, número dez do ranking no momento, já defenderam as cores do País nas etapas anteriores da Global Cup. Kaique, inclusive, foi peça chave para a conquista do ouro brasileiro na Austrália.
O no AT&T Stadium é a casa do time de futebol americano Dallas Cowboys e a PBR faz evento lá desde 2010. O Iron Cowboy é um dos rodeios mais bem afamados da temporada. Foram 46 mil expectadores na edição 2018 em fevereiro desse ano. Os ingressos já estão sendo vendidos pela internet. Após essa etapa, faltará apenas Brasil e México sediarem a competição.
Por Luciana Omena
Fonte e Fotos: PBR