A divisão principal volta essa semana, 11 e 12 de agosto, em Tulsa, Oklahoma. Serão nove etapas antes da final mundial
A Professional Bull Riders está na metade das comemorações do seu 25° aniversário e retoma agora o campeonato mundial, faltando pouco para a sua conclusão. A corrida para a PBR World Finals em Las Vegas está se moldando para ser uma das mais intrigantes e emocionantes da história do esporte Montaria em Touros.
Ao longo de 17 etapas no primeiro semestre do ano, a PBR teve seis competidores alcançando a liderança e 13 atletas diferentes foram campeões dos eventos. Atualmente, apenas 301 pontos separam os dois maiores bull riders do mundo, e os dois são brasileiros! O número um do ranking é Kaique Pacheco e o número dois é Claudio Montanha Jr.
Kaique Pacheco é o melhor brasileiro do momento na PBREm abril, Kaique venceu a etapa de Tacoma, entrando no ‘Top Ten’ do ranking mundial. Na etapa seguinte, Claudio venceu Billings e assumiu a liderança do campeonato. No começo de maio, a última etapa antes da parada de verão da PBR foi o Last Cowboy Standing, no Thomas & Mack Center, em Las Vegas.
A vitória de Kaique deu a ele a liderança do ranking mundial, somando no geral 2950 pontos. Tendo participado de 29 etapas, ele tem 65 saídas e 34 paradas, fazendo um aproveitamento de 52.31%. O segundo colocado, Claudio Montanha Jr, tem 2648.33 pontos e um aproveitamento de 49.3%. Montou em mais etapas e em mais bois que Kaique até agora.
O campeonato 2018, para a nossa alegria – e tristeza dos americanos -, vem sendo dominado pelos brasileiros. Dos dez melhores hoje, sete são brasileiros. Ramon de Lima é o terceiro melhor do mundo, com Luciano de Castro em quinto, José Vitor Leme em sexto, Eduardo Aparecido em oitavo e Dener Barbosa em décimo.
Três primeiros lugares do ranking mundial hoje são brasileirosE não é só na ponta de cima da tabela que estamos bem. Dos 35 melhores, que é a zona de classificação para a final, 17 são brasileiros. Podendo esse número aumentar devido a boa fase de Alisson de Souza, em 38°, e ainda de outros nomes importantes que brigam por uma das vagas.
Um dos destaques dos últimos meses, conseguindo alcançar o Top 35, é o brasileiro Marcos Gloria. Ele foi a maior surpresa, segundo o site da PBR, por ser, até então, desconhecido. Ele monta no Canadá e ganhou eventos importantes nessa parada de verão, que somaram pontos ao ranking. Um deles foi o Iron Cowboy da PBR Canadá. Foram 630 pontos somados nesse verão, tirando ele da posição número 94 e passando para a 27ª.
Marcos Gloria, Lachlan Richardson e Brock Radford foram os que mais pontuaram nesse verãoNo caminho dos ‘brazucas’, estão ótimas atletas, como Cody Nance, atual quarto colocado, Jess Lockwood, atual campeão mundial e sétimo no ranking, Cooper Davis, nono colocado. E ainda Cody Teel, Dakota Buttar, Derek Kolbaba, bem posicionados e em boa fase também.
A segunda metade da temporada, em sua reta final, conta com nove etapas, antes da PBR World Finals, em novembro, de 7 a 11. Os especialistas dizem que está sendo uma das disputas mais apertadas de todos os tempos, então essa final promete muito.
Além dos pontos regulares a serem somados, há ainda as PBR 15/15 Bucking Battles. O round extra especial, que está marcado para as etapas de Nashville, Tulsa, Springfield, Fairfax e Milwaukee. Dos seis 15/15 já realizados esse ano, Kaique venceu três. Essa fase também marca a estreia das etapas de Atlantic City, New Jersey e Fairfax, Virginia, e ainda o retorno, após sete anos, da etapa de Milwaukee, Wisconsin.
Campeonato da PBR volta a Milwaukee, WisconsinPortanto, o calendário será retomado esse final de semana, no BOK Center, em Tulsa, Oklahoma, dias 11 e 12 de agosto. Depois segue para a Bridgestone Arena, em Nashville, Tennessee, dias 17 e 18, a última etapa Major da temporada; JQH Arena, em Springfield, Missouri, de 7 a 9 de setembro; Boardwalk Hall, em Atlantic City, duas 15 e 16 de setembro; EagleBank Arena, Fairfax, 22 e 23 de setembro; Frank Erwin Center, em Austin, Texas, 28 e 29 de setembro; Fiserv Forum, em Milwaukee, 6 e 7 de outubro; Greensboro Coliseum, em Greensboro, North Carolina, em 13 e 14 de outubro.
A temporada regular será concluída com a 18ª etapa no Ford Idaho Center, em Nampa, Idaho, dias 20 e 21 de outubro. A T-Mobile Arena receberá a PBR World Finals. Antes disso, dias 2 e 3 de novembro, a final da segunda divisão, Real Time Pain Relief Velocity Tour, em Las Vegas também, só que na South Point Arena.
Vale a nossa torcida pelos brasileiros!
Por Luciana Omena
Fonte e Fotos: PBR