PBR World Finals: José Vitor Leme encerra evento com dois títulos

O campeão da temporada foi Jess Lockwood, mas a noite foi do ‘Red Hot Leme’, sem dúvida nenhuma
Bruce Buffer, locutor oficial
do UFC, com Lockwood

Um show de luzes e todas as homenagens rendidas aos heróis desse esporte, os melhores competidores de montaria em touros do mundo. Logo de cara, a abertura do último dia de competições apresentou e credenciou, um a um, os cinco melhores do ranking, no melhor estilo UFC, com Bruce Buffer colocando muita emoção e animação. Ao fundo, a taça de campeão mundial estava iluminada, aguardando o anúncio de quem seria seu novo dono. A PBR World Finals é o grande momento da temporada nos Estados Unidos, e aconteceu de 1° a 5 de outubro, em Las Vegas, na T-Mobile Arena.

Todos os atletas montaram no Round 5 e, na sequência, os 15 melhores fora para a batalha final, o Championship Round, a rodada do campeonato! Ao final da noite, Jess Lockwood, 20 anos, de Volborg, Montana, foi coroado Campeão Mundial pela PBR em 2017. Em uma das finais mais disputadas dos últimos anos, Lockwood tornou-se o mais jovem cowboy a conquistar o prêmio de um milhão de reais e o segundo a vencer o Rookie Of The Year em um ano e o campeonato principal no ano seguinte. Ele assegurou o título sendo imbatível nas três primeiras rodadas. Foi campeão dos três primeiros rounds, suas únicas paradas em seis touros do final de semana. Ele é o 17° bull rider a ganhar a fivela de campeão em 24 anos de PBR e terminou a temporada com ganhos de US$1.525.292,90 e 4.862,5 pontos no ranking.

Jess Lockwood recebe prêmio de um milhão pelo título. Foto: Andy Watson

“O dinheiro é ótimo, mas ele vem e vai. A fivela estará para sempre comigo”, disse o jovem campeão em meio as lágrimas após ser confirmada sua vitória. Que foi espetacular, considerando que semanas atrás ele estava parado devido a quatro costelas quebradas, o pulmão perfurado e o rim lacerado depois de um acidente em uma das etapas. “É muito difícil se manter no topo em um campeonato tão competitivo como esse. Temos que fazer boas performances todos os finais de semana, caso contrário, perdemos espaço”, finalizou o mais novo campeão mundial, que liderou o ranking no começo da temporada e a encerrou em grande estilo.

José Vitor Leme. Foto:
Steven Mittelstaedt / Marisa Abel

Apesar da conquista de Lockwood ser especial, a história mais bonita de ser contada é a do brasileiro José Vitor Leme. Aos 21 anos, ele entrou para os livros da PBR ao ser o quinto a parar os seis touros da final – o único nesta edição e ainda com três notas na casa dos ‘´90’, incluindo 94.5 na última montaria, que selou sua participação-, ganhar a etapa Las Vegas sendo um estreante e ainda ganhar o título de novato do ano. Vitinho, como é carinhosamente chamado, voltará para casa com US$459.927,23 em ganhos – desses, 300 mil pelo título da etapa, e 2.817.5 pontos no ranking mundial, encerrando sua participação em sétimo lugar. Ao chegar nessa posição, ele acabou entrando na briga do Rookie Of The Year, mesmo sem ter participado a temporada completa, e venceu. Me arrisco a dizer que ele é o primeiro competidor que conseguiu uma vaga na final por ter vencido o campeonato em uma das filiadas da PBR a chegar tão longe na Finals.

O brasileiro que fez história
na PBR esse ano. Foto: Andy Watson

Sua trajetória começou quando ele deixou o futebol profissional para seguir a carreira de atleta no rodeio. Há oito dias, quando desembarcou nos Estados Unidos, não imagina, nem nos seus melhores sonhos, que viveria tudo isso. Começando por sua participação na divisão de acesso, onde parou em três dos quatro touros, foi o melhor entre os quatro convidados campeões da PBR fora dos Estados Unidos, e seguiu para Finals para ser impecável! Começou o evento em 53° (o ranking para essa classificação é contato com base no dinheiro ganho) e encerrou entre os dez melhores do mundo. “Acho que ainda estou sonhando. Me foquei em fazer uma boa final e ganhar. Mas sair daqui com o título da etapa e ainda o de Rookie, é muito melhor e mais do que eu esperava”, disse o mais novo herói do rodeio brasileiro, que é natural de Ribas do Rio Pardo.

Silvano Alves

Mais as boas notícias não para por ai! Tricampeão mundial pela PBR, o brasileiro Silvano Alves, encerrou sua participação como o segundo melhor da etapa Las Vegas e 11° no ranking mundial.  Parou em quatro dos seis bois da final, inclusive marcando 90 pontos no último round, confirmando que ainda está competitivo e que se prepara para uma nova temporada com toda garra e talento que possui. No ranking do Rookie Of The Year, os três melhores são brasileiros. Vitinho campeão, com Dener Barbosa em segundo e Claudio Montanha Jr em terceiro. Sensacional!

No Top 20 do ranking, nove são brasileiros. Eduardo Aparecido e Kaique Pacheco, que até pouco tempo eram favoritos ao título, caíram de rendimento, mas se confirmaram entre os cinco melhores do mundo. Eduardo encerra e temporada em quarto lugar e Kaique é o quinto melhor. Ganhar seria maravilhoso, mas fazer uma temporada como a deles, brigar pelas primeiras posições, estar competindo em alto rendimento, mostra como são bons no que fazem e porque merecem estar na posição que estão. Assim como todos os demais finalistas, a qualidade dos nossos atletas é inegável!

E a nova temporada já tem data para começar: 5 a a 7 de janeiro, no Madison Square Garden, em Nova York, os Top 35 do ranking iniciarão a disputa pelo título de 2018.

Resumos dos rounds 123. e 4 e todas as todas as rodadas na íntegra: www.pbr.com/ondemand.

RANKING MUNDIAL

 

RANKING ETAPA

 

Por Luciana Omena
Fonte: PBR Now

Deixe um comentário