Brasileiros disputam duas importantes provas de potro do futuro nos EUA

O NCHA Futurity e o NRHA Futurity estão em andamento, no Texas e em Oklahoma, respectivamente, com presença de competidores brasileiros

As provas de potro do futuro estão, em geral, entre as mais aguardadas pelo público, seja de qual modalidade for. É a primeira prova oficial de um cavalo ou égua, a estreia nas pistas como competidores, culminando uma trajetória de sonhos e expectativas desde a geração do embrião, passando pelo nascimento, doma e treinamento.

De modo que quando um potro do futuro acontece, as atenções são focadas em suas disputas, nos competidores e suas performances. A atmosfera muda e há uma ansiedade pelos resultados. Todo mundo quer comemorar o bom andamento das competições, projetar o futuro e aplaudir os vencedores.

Não está sendo diferente com as disputas do NCHA Futurity, o grande potro do futuro americano de Apartação, que acontece de 10 de novembro a 6 de dezembro, em Fort Worth, Texas; e do NRHA Futurity, o famoso potro do futuro americano da Rédeas, sediado em Oklahoma City, Oklahoma, de 29 de novembro a 7 de dezembro.

O NCHA Metallic Cat World Championship Futurity 2025 realiza as provas na John Justin Arena, dentro do Will Rogers Memorial Center, em virtude obras de renovação no histórico Will Rogers Coliseum. A National Cutting Horse Association prevê que o potro do futuro e as finais mundiais de 2025 distribuam mais de 5 milhões de dólares em prêmios, para competidores nas categorias Aberta, Non Pro e Amador.

O evento de Apartação começou com a fase classificatória de categoria Aberta (Open), em duas passadas e, infelizmente, os brasileiros não avançaram para a semifinal. Participaram do potro do futuro da NCHA esse ano Rodrigo Taboga e Armando Costa Neto, que moram nos Estados Unidos, e Antônio Sérgio Araújo e Luis Fernando Taboga, que voaram direto do Brasil.

Serginho e Luis Fernando ainda fizeram a final da Aberta Limitada, que aconteceu logo após o segundo go, com Serginho conquistando 8°/9° lugar ao apresentar Unplug The Bomb. A competição seguiu com as classificatórias da Non Pro e Amador, e também com as finais mundiais. O ápice será nesse final de semana, dias 5 e 6 de dezembro, quando conheceremos os campeões de 2025.

Clique aqui para conhecer os resultados completos do NCHA Futuriy.

Brasileiros disputam 2 importantes provas de potro do futuro nos EUA
Gabriel Borges marcou a maior nota geral da classificatória NRHA Futurity Open

A National Reining Horse Association deu início ao NRHA Futurity 2025, no OKC Fairgrounds, com uma premiação histórica: mais de $ 3,9 milhões somente para as provas de potro do futuro. O evento foi afetado pelo surto de Herpesvírus Equino Tipo 1 (EHV-1) e precisou alterar toda a sua programação. Somente os cavalos de futurity se apresentarão, na Aberta e Non Pro; as demais provas foram canceladas.

As classificatórias da Aberta (Open) na Rédeas também abriram as disputas, com destaque para Gabriel Borges, que marcou a melhor nota, 226 pontos com Howdreamsrmade. Também estiveram em pista os brasileiros Fernando Salgado, Clemerson Barbalho, Leonardo Kellermann, Franco Bertolani, Eduardo Giannasi, Cristiano Silva, Marcelo Almeida, Pedro Ribaldo, Roberto Jou, Douglas Noveti, João Felipe Lacerda. A semifinal acontece em duas seções, quinta (4) e sexta (5), com a finalíssima no domingo (7).

Pela Non Pro, Maria Luiza Fagundes passa para a final com a melhor marca da classificatória, 221 ao lado de Nexttopguninstructor. Eduardo Christians e Luis Blanco também defendem as cores do Brasil. A final dessa categoria será sábado (6). Clique aqui e fique por dentro das notas em tempo real do NRHA Futurity, inclusive os classificados para a semifinal.

Fonte: NCHA e NRHA
Fotos: Reprodução/Instagram
Leia mais notícias aqui