O encerramento da temporada regular da PRCA – Professional Rodeo Cowboys Association em 30 de setembro definiu as amazonas classificadas para a grande final mundial do rodeio completo nos Estados Unidos. Para disputar a NFR – National Finals Rodeo em dezembro, as atletas precisam se posicionar entre as 15 melhores do ranking mundial PRCA/WPRA.
E foi mais difícil esse ano, já que o total de ganhos de todas as competidoras foi bem acima do que em anos anteriores. A título de comparação, Katelyn Scott precisou de ganhos superiores a $ 130 mil para chegar no top 15, enquanto em 2022, por exemplo, a 15ª colocada entrou com pouco mais de $84 mil.
Esse montante vem escalando ao longo dos anos, de acordo com informações do Barrel Racing Report. E a explicação é muito simples: aumento das premiações dos eventos e investimentos em animais de ponta e treinamento. Como o ranking é medido por dinheiro ganho nas etapas, e a PRCA sanciona mais de 600 rodeios por ano, é fácil chegar à conclusão de que quanto mais prêmios, maiores são os valores arrecadados.
E, para estar no topo em um campeonato como a da PRCA, é preciso investir na qualidade e quantidade de animais, já que são muitas viagens para uma agenda extensa. Ter de dois a três cavalos competitivos faz toda a diferença no planejamento da temporada e nos resultados concretos.

Top 5 PRCA/WPRA nos Três Tambores
A campeã mundial PRCA/WPRA 2024 Kassie Mowry ($203,445) participou do menor número de rodeios, mas lidera o ranking para a NFR 2025 por ter vencido algumas etapas com premiação super alta, como o Rodeio de Houston (foto de chamada), o mais ‘rico’ entre os rodeios de inverno, ao lado de Force The Goodbye (Jarvis). Mowry chegou a temporada de verão mais tranquila e pode testar outros animais nas arenas. É a quarta qualificação consecutiva e a sétima no geral de Mowry para a NFR.
A tricampeã mundial Brittany Pozzi Tonozzi ($194,716) não esperava chegar a sua 18º NFR em 2025, muito menos estar na disputa pelo seu quarto título. A veterana e estrela da modalidade teve a companhia de Sir Epic, de criação de Kassie Mowry, com quem venceu Austin, NFR Open e Dodge City. E também de Cashin In On Fame, de propriedade de Tamara Walker e Molly Harper, obtendo ótimo desempenho em Houston e no Calgary Stampede.
Foram os cavalos que também ajudaram Emily Beisel ($189,005) a se classificar para sua sétima NFR consecutiva. A maioria das suas vitórias na temporada foi ao lado de Teasin Dat Guy, uma égua que aos 5 anos de idade venceu 11 rodeios e qualificou sua treinadora Molly Otto para a NFR 2022. E Vanilla Gorilla, criada por ela, uma ‘estrela em ascensão em seu trailer’, tendo se saído bem em grandes rodeios como Cheyenne, Wyoming.
O quarto lugar do top 15 é da tetracampeã mundial Hailey Kinsel ($186,317), com a sua fiel escudeira DM Sissy Hayday (Sis), a melhor égua de todos os tempos nos Três Tambores. Elas partem para sua nona NFR consecutiva. Apesar de uma lesão ano passado ter mantido Sis fora das competições até meados de março, ela foi o animal que mais somou ganhos entre os classificados, pontuando em etapas como Reno Rodeo, Cody, Spanish Fork, Rodeo Houston.
Fechando o top 5, a ex-diretora da WPRA e membro do Gold Card, Megan McLeod-Sprague ($174,975), indo para a sua primeira NFR após uma ótima performance no The Governor’s Cup, o rodeio mais importante da última rodada da temporada regular. Ao lado de Seis Corona (Jag), ela foi destaque em Fort Worth, San Antonio; com Jag e Ticket Ta Heaven, somou muitos dólares no 4 de julho ‘Cowboys Christmans’, entre outros.
Completam o top 15: 6 Lisa Lockhart ($169,467); 7 Carlee Otero ($168,494); 8 Anita Ellis ($146,992); 9 Halyn Lide ($144,614); 10 Tayla Moeykens ($142,561); 11 Tricia Aldridge ($141,182); 12 Hayle Gibson-Stillwell ($140,032); 13 Wenda Johnson ($138,428); 14 Andrea Busby ($133,099); 15 Katelyn Scott ($130,764).

A brasileira Keyla Polizello Costa viveu sua melhor temporada em rodeios da PRCA esse ano. Chegou, pela primeira vez em quase oito anos de Estados Unidos, a entrar no Top 15, a sua melhor posição no ranking mundial WPRA de todos os tempos, mas encerrou sua participação em 28° lugar, somando $ 62.145,16, sua melhor classificação e que dará a ela chance de correr melhores etapas ano que vem.
O campeonato mundial de rodeio nos Três Tambores é uma parceira da Professional Rodeo Cowboys Association com a Women`s Professional Rodeo Association. Acompanhe @wpranow.
Fonte: Barrel Racing Report, Prorodeo.com, WPRA.com
Fotos: Divulgação/PRCA/Click Thompson
Leia mais notícias aqui