Provas aconteceram de 13 a 19 de agosto, no Will Rogers Memorial Complex, em Fort Worth, Texas
A John Justin Arena, dentro do Will Rogers Memorial Complex, em Fort Worth, Texas, foi palco das disputas de Pré-Futurity (animais de três anos) e Derby da Southwest Reined Cow Horse Association. As provas de Working Cow Horse nos Estados Unidos têm três fases para se somar a nota final do conjunto: herd work (rebanho), rein work (rédeas) e fence work (cerca). E só depois de encerrada as três fases é que a nota somada em cada uma dá o resultado final.
Tornado Watch e Chris DawsonOh Cay MC e o veterano Todd Crawford – ganhador de mais de US$ 3 milhões – tiveram uma apresentação espetacular em fence work e eram a dupla favorita ao título da categoria Open. Tinham somado 443 pontos. Quando Tornado Watch e Chris Dawson entraram na pista, também fizeram uma prova incrível na rodada decisiva e todo mundo ficou se perguntando se daria para bater a nota composta de Crawford.
Todd CrawfordNo final, meio ponto separou o campeão do segundo lugar. Mesmo a nota na prova de cerca de Crawford ter sido mais alta, Dawson acabou ficando com 443,5 para levar o título e o prêmio de US$ 15.000,00. ”Depois da prova de Todd, fiquei pensando que só de estar aqui disputando de igual para igual com meu mentor já tinha sido ótimo. A vitória dele era certa para mim e eu estava bem feliz. Fiquei surpresa quando fui anunciado campeão”, disse Dawson.
O treinador e ‘Twister’ marcaram 149 em fence work em uma prova que não foi fácil. Embora as provas com gado sejam, provavelmente, as melhores do garanhão, Dawson disse que oi boi que pegaram aquela noite foi um desafio. “Sempre descobrimos muito sobre os cavalos durante a prova. A cerca é onde ele trabalha melhor e nessa prova, o boi deu trabalho, mas ele achou uma forma de se sair bem”.
Como todo pré-futurity, essa prova serviu para os treinadores sentirem como seus cavalos estão antes do mais esperado, o NRCHA Snaffle Bit Futurity. Dawson ficou satisfeito com o trabalho de Twister. Em rein work a nota foi 147,5 e em herd work foi 147. Foram notas bem parelhas e uniformes, que fizeram a diferença para o título. Crawford e Oh Cay MC, por exemplo não foram bem em rédeas. Tornado Watcha ‘Twister é filho de Metallic Cat e Tornados First Mate.
Thomas BrownCom os 443, Crawford e Oh Cay MC foram campeões da Open Intermediate. Dell Hendricks com Reyzn Debra ganharam a Limited Open e Open N1, nota 432. Myles Thomas Brown foi o campeão do Pré-Futurity Non Pro com Lost Creek Heaven e a nota 435,5. O evento também contou com provas de Derby, para cavalos mais velhos, e os campeões foram: Boyd Rice e Quahadi, nota 220, na Open, e Myles Brown voltou a vencer no Derby Non Pro com Miss Scarlets Cat e a nota 436.
Por Luciana Omena
Fonte: Quarter Horse News
Fotos: Kristin Pitzer