Galeria mais famosa da PRCA imortaliza nomes de personalidades, eventos e animais que fazem parte da história da associação
Um dos anúncios mais esperados da temporada foi feito recentemente pela ProRodeo: os indicados para o Hall of Fame em 2020. E então nessa lista, Grated Coconut, Cody Ohl, Butch Kirby, Jim Sutton Jr, Sunni Deb Backstrom, Randy Witte, Ellensburg (Wash.) Rodeo e Martha Josey.
Os homenageados serão reconhecidos oficialmente em 1° de agosto, na sede do ProRodeo Hall of Fame em Colorado Springs, Colorado. ‘Quartel’ oficial também da PRCA. Acima de tudo, os feitos dos escolhidos em prol da Associação e do esporte rodeio contam muito para que entrem para uma das galerias mais famosas do segmento.
Por exemplo, Grated Coconut detém o recorde de hexacampeão como Bareback Horse of the Year. Enquanto Cody Ohl (foto) tem cinco títulos mundiais no Tie-Down Roping (1997-1998, 2001, 2003, 2006) e um no All-Around (2001).
Fazem parte da lista ainda o campeão mundial em Montaria em Touros Butch Kirby (1978); o tropeiro Jim Sutton Jr; profissional contratado Suni Deb Backstrom; o notável Randy Witte; o rodeio de Ellensburg, em Washington; e a campeã mundial de Três Tambores Martha Josey (1980).
Destaques da lista
Grated Coconut é surpreendentemente lembrado até hoje, especialmente por quem pratica Bareback Riding. Ele ganhou o título de Melhor Cavalo do Ano de Bareback em 2003-04, 2006-09. Além disso, foi o principal cavalo da National Finals Rodeo em 2008 e está aposentado das arenas desde 2010 para atuar na reprodução. Aos 23 anos, vive no Calgary Stampede Ranch em Hanna, Alberta, Canadá. Antes de mais nada, ele ainda faz parte do Canadian Professional Rodeo Association Hall of Fame (2012).
Aos 46 anos, para Cody Ohl entrar para essa seleta lista é a ‘cereja do bolo’ para seu currículo intermináveis de conquistas. “É a melhor sensação do mundo”, afirma o campeão mundial. “Você sonha em ser campeão do mundo a vida toda e acontece com muitos. Contudo, ser introduzido no hall da fama pelos feitos da nossa carreira é algo especial”.
Além dos títulos, Cody Ohl foi eleito Rookie of the Year em 1994 e ainda foi finalista NFR por 20 vezes (1994-2001 e 2003-14) e campeão da final nacional de Steer Roping três vezes (1999-2001). Tem em ganhos mais de US$ 3,5 milhões, ficando atrás apenas de Trevor Brazile
Martha Josey não só se tornou campeã mundial de Três Tambores, como também teve a oportunidade de competir em rodeios durante os jogos olímpicos de inverno de 1988 em Calgary. Foi medalha de bronze no individual e ouro por equipe. Hoje com 82 anos, Martha tem 11 NFR’s no currículo, em quatro cavalos diferentes ao longo de quatro décadas. Seu título mundial em 1980 teve a participação de seu cavalo Sonny Bit O’ Both. Mesmo ano em que foram campeões mundiais AQHA. “Estou muito animada e ainda em choque com a notícia”.
Fonte e fotos: PRCA
Veja mais notícias da editoria Internacional no portal Cavalus