Rob Smets é um dos mais populares salva-vidas

Com uma carreira dedicada ao rodeio, Rob Smets entrou para o PBR Heroes & Legends por ser uma das grandes personalidades do segmento

Rob Smets, ou ‘Kamikaze Kid’ como ficou conhecido por seu jeito arrojado de atuar nas arenas, trabalhou 28 anos protegendo cowboys antes de se aposentar em 2006. Ano em que foi incluído no Hall da Fama da ProRodeo. Em seguida, em 2011, se tornou o primeiro destinatário do Jim Shoulders Lifetime Achievement Award, durante a celebração de PBR Heroes & Legends, em 25 de outubro.

Robert Edward Smets nasceu em 11 de setembro de 1959, em Palo Alto, Califórnia. Quando menino, sonhava em jogar no meio-campo do San Francisco Giants. Contudo, devido à profissão do pai, a família se mudou muito, morando da Tailândia a Cingapura e Porto Rico à Austrália. De tal forma que foi na Austrália que se interessou por cavalos.

De volta ao norte da Califórnia, Estados Unidos, Rob Smets entrou para o circuito escolar de rodeio e logo estava competindo em diversas modalidades. A função de salva-vidas, os famosos bullfighters, se apresentou para ele quando ainda jovem. Em pouco tempo, se apaixonou e logo após se formar no ensino médio, em 1977, começou a participar de competições de bullfighting.

Com uma carreira dedicada ao rodeio, Rob Smets entrou para o PBR Heroes & Legends por ser uma das grandes personalidades do segmento

Carreira

Tudo mudou para Rob Smets em 1979 em uma convenção da PRCA quando pediu uma chance a Jim Shoulders, campeão mundial aposentado das competições e que promovia eventos. O ídolo resolveu dar uma oportunidade, agarrada com unhas e dentes. O talento nato para a profissão de salva-vidas se mostrou rapidamente e ele começou a trabalhar em cada vez mais rodeios. Era uma era de ouro do esporte, que tinha Don Gay, por exemplo, ainda em ação.

De acordo com Rob Smets o segredo era aprender cada vez mais como se posicionar na arena, entender os animais e trabalhar sempre para melhorar o apoio aos cowboys. Além disso, nessa profissão é preciso ter os melhores parceiros. Não só na mesma função como também montando os touros. Ele atuou, sobretudo, em montarias históricas, como na noite em que Troy Dunn montou a Pacific Bell na NFR e Tuff Hedeman enfrentou Bodacious.

E os atletas reconheciam o valor dele. Ty Murray disse certa vez: “Se Rob Smets estiver na arena, monto até em um leão”. Enquanto Justin McBride o presenteou certa vez com uma caixa de ferramentas enorme que havia ganho de um patrocinador como uma demonstração de agradecimento. Alguns dos exemplos que são confirmados pela gratidão da família, a esposa Karla e os filhos Corey, Josie, Sammy e Dylan.

Com uma carreira dedicada ao rodeio, Rob Smets entrou para o PBR Heroes & Legends por ser uma das grandes personalidades do segmento

Aposentadoria

Em 2006, depois de quebrar o pescoço pela terceira vez, Rob Smets saiu de cena. Ao sentir uma dor familiar não hesitou em pedir ajuda para ser carregado para fora da arena. Acima de tudo, sabia que estava chegando a hora de parar e já tinha até conversado com a esposa a respeito. Não tinha certeza de que poderia ficar afastado do esporte que significava tanto para ele, porém a nova lesão colocou tudo em perspectiva.

Outra certeza para ele era que quando realmente chegasse a hora ele seria grato. Se sentia abençoado por ter feito ao longo de 28 anos algo que amava como profissão. Embora ele tenha quebrado o pescoço três vezes (1992, 1996, 2006) e tenha sofrido outra lesão em 1985, sua opinião é de que quatro ferimentos graves durante esse período não foram tão ruins.

Rob Smets foi selecionado pelos competidores para trabalhar em nove finais mundiais da PBR consecutivas, assim como conquistou cinco títulos de campeão do mundo em Freestyle Bullfighting. Sem dúvida, uma lenda no mundo do rodeio e da sua profissão de salva-vidas, com uma reputação invejável e uma carreira de sucesso.

Fonte: PBR Heroes & Legends
Crédito das fotos: Divulgação/PBR

Veja mais notícias no portal Cavalus

Deixe um comentário