Don Gay detém até hoje o recorde de oito títulos mundiais pela PRCA

Soberano por uma década no esporte Montaria em Touros. Os jovens ainda tentam superá-lo

Em 2013, Don Gay, de Mesquite, Texas, entrou para o Legends Of ProRodeo do ProRodeo Hall of Fame and Museum of the American Cowboy. Desde 2006 a PRCA, além dos indicados ao hall da fama, elege uma lenda. O prêmio é concedido a indivíduos que se aposentaram do rodeio como atleta, mas continuaram incansavelmente a contribuir com o esporte posteriormente.

Lugar merecido para esse cowboy que detém até hoje o recorde em campeonatos mundiais na Montaria em Touros. Venceu oito vezes de 1974 a 1977, depois de 1979 a 1981, e em 1984. Em 1978 foi campeão PRCA Season Championship e em 1979 entrou para o hall da fama da PRCA. Especialistas no esporte o chamaram de ‘o melhor cowboy de todos os tempos’.

Gay, nascido em 18 de setembro de 1953, cresceu em uma família ligada ao rodeio. Filho do dono de boiada da PRCA, Neal Gay. Começou a montar em bois aos seis anos de idade. Seu pai também é membro do ProRodeo Hall Of Fame. Gay tinha apenas um ano quando sua mãe, Evelyn ‘Cookie’ Foster, morreu de leucemia. Neal então se casou com Kay Gay, que criou Don e seu irmão Pete como seus.

Além de ser dono de boiada, Neal era o diretor do famoso Mesquite Rodeo, um dos mais importantes do calendário da PRCA até hoje.  Don já tinha seu Permit da Professional Rodeo Cowboys Association antes de terminar o ensino médio em 1970. Formou-se na Mesquite High School em 1972, ano em que conquistou sua primeira vaga para a National Finals Rodeo.

Foram 13 NFRs na carreira, 11 consecutivas. Ganhou quase todos os grandes rodeios dos Estados Unidos em algum momento de sua carreira. Também quebrava recordes, como os de ganhos em uma só temporada pela PRCA por oito anos, de 1974 a 1981. Ele também detém o recorde da terceira maior nota da história do rodeio profissional, 97 pontos, no touro Oscar.

Um dado interessante sobre ele, é que Don também é piloto de avião. Quando competia, ele mesmo voava pilotando de um rodeio para outro. Depois de se aposentar das arenas como competidor em 1989, Gay atua como comentarista de rodeios profissionais em diversas emissoras e campeonatos.

Montando o lendário Oscar

Desde 2002, Gay é o gerente geral da Frontier Rodeo Company, boiada conceituada que fornece touros para as competições do rodeio profissional e outros eventos.  Ele até já teve seu próprio campeonato, o Don Gay Bull Riding Tour, extinto em 2017, e sua própria boiada, All Star Rodeo, de 1989 a 1996. De 1995 a 1996, fez parte do corpo diretivo da PRCA.

Além dos prêmios já citados, Don em 1997 ele recebeu a PBR Heroes and Legends Celebration Ring of Honor. Em 2015, foi introduzido no Bull Riding Hall of Fame, e em 2007, entrou para o Texas Rodeo Cowboy Hall of Fame, junto com seus irmãos Pete e Jim. No Legends of ProRodeo, sei pai também faz parte, únicos pai/filho a estar nessa galeria, assim como no ProRodeo Hall Of Fame.

Fonte: PRCA, PBR, Frontier Rodeo Company

Deixe um comentário