Maior evento de Apartação do mundo acontece no Will Rogers Memorial Center, em Fort Worth, Texas, de 21 de novembro a 15 de dezembro
São três semanas e meia do que tem de melhor na Apartação mundial com as disputas dos títulos mais importantes da temporada da NCHA.
Logo após a conclusão da primeira passada da categoria Open, Rodrigo Taboga e Armando Costa Neto avançaram para o segundo go, que já começa hoje, 26, e vai até dia 28 de novembro.
A nota de corte foi 213,5 pontos. Portanto, quem marcou 213,5 ou mais passou para a segunda fase da competição. De acordo com o site do NCHA Futurity, 244 conjuntos disputam uma chance de chegar às semifinais.
Dessa forma, valerá a nota combinada das duas passadas. A NCHA estima que 60 conjuntos alcancem 434 pontos ou mais para passar às fases decisivas. A saber, 23 conjuntos receberam dos juízes pontuação 220 ou mais nesse primeiro go.
Sobretudo, foi o caso do brasileiro Rodrigo Taboga, que classificou seus dois animais para o segundo go. Com 220,5 montando Sugar Smak (Kit Kat Sugar x Mates Pretty Special) ficou no top 20. Classificou também Metallic Time (Metallic Cat x Mamas Time Soon).
Armando Costa Neto entrou para a segunda passada com Purrdy Sweet (High Brow Cat x Sweet Smoke Lena), 216 pontos. Ao passo que com Moe Beta a nota foi 210, fora da zona de classificação.
Do mesmo modo, Luis Fernando Taboga, irmão de Rodrigo. Voando do Brasil direto para o Coliseu em Fort Worth, Luis apresentou Lil Miss Jackson e por pouco não avançou para a segunda passada. Marcou 213 pontos. Contudo, ele permanece nos Estados Unidos montando com o time de Beau Galyean.
Outras informações
A NCHA avalia uma turma excelente de potros de três anos muito boa para o evento desse ano. Lembrado, portanto, que o NCHA Futurity é o potro do futuro da National Cutting Horse Association para cavalos de três anos hípicos. Disputado nas categorias Open, Non Pro e Amador.
A melhor nota da Open até agora, 225 pontos, foi marcada pelo veterano Gary Bellefant com Metallic Rey Mink (Metallic Cat x Dual Rey Mink). Bellefant compete no Will Rogers Memorial desde 1976. Além disso, tem um título de campeão do NCHA Futurity Open. Venceu em 1995 apresentando a lenda Peptoboonsmal.
Em resumo, 516 conjuntos entraram na briga na primeira passada da Open. Antes da semifinal, os que são Limited Open farão sua final no dia 4 de dezembro. Todos os treinadores passam juntos pela classificatória. Após a segunda passada, a decisão da Aberta Limitada ocorre antes.
As disputas da Non Pro começam na próxima sexta, 29. Assim como a primeira rodada do Campeonato Mundial da NCHA. Para a categoria Amador, o Futurity começa no dia 5 de dezembro.
Veja como é o formato do NCHA Futurity
Fique por dentro de tudo clicando aqui.
Por Luciana Omena
Fotos: Cedidas
Na foto de chamada: Rodrigo Taboga e sua esposa Nila, Sugar Smak e sua proprietária Bridget Trenary