Tudo pronto para o NCHA Futurity 2019!

Maior evento de Apartação do mundo acontece no Will Rogers Memorial Center, em Fort Worth, Texas

A maratona do NCHA Futurity 2019 está pronta para começar! De 21 de novembro a 15 de dezembro, os títulos mais importantes da Apartação serão disputados: Potro do Futuro nas categorias Aberta, Non Pro e Amador (e subdivisões).

São três semanas e meia do que tem de melhor na Apartação mundial. Acima de tudo, o caminho é longo até a conclusão dos resultados mais aguardados. Enquanto isso, os conjuntos passam por duas classificatórias, semifinais e finais.

Na programação ainda o Campeonato Mundial da NCHA, o 2019 Western Bloodstock NCHA Futurity Sales (leilões), Celebrity Cutting (prova com celebridades com cunho beneficente)

Formato

Portanto, concluídas as passadas da primeira classificatória – que acontece em cinco dias na Open com 516 conjuntos – os que avançam seguem para o segundo round. Há uma nota de corte e a segunda rodada será realizada em três dias.

Com os resultados das duas passadas classificatórias, há a final da Limited Open 15 dias após o início do evento. Ano passado o brasileiro Rodrigo Taboga encerrou em terceiro nessa categoria, classificado para a semifinal da Open. A semifinal e final da Open acontecem nos dois últimos dias de programação.

Três brasileiros estão na disputa esse ano e cada treinador pode apresentar dois cavalos no máximo. Rodrigo Taboga irá com Metallic Time e Sugar Smack.

Armando Costa Neto também se apresenta na Open. Moe Beta, Sweet Smokey Cat e Shady Lil Smooth estão inscritos em seu nome. Portanto, o brasileiro apresentará dois e um deles ficará para outro treinador.

Leia mais sobre Apartação no portal Cavalus

Tanto Rodrigo como Armandinho moram e treinam nos Estados Unidos. Contudo, havia possibilidade de Luis Fernando Taboga apresentar um animal da equipe do Beau Galyean, treinador para qual Rodrigo trabalha.

Ele chegou no Texas ontem e irá passar um mês ajudando o time nos treinamentos. Assim sendo, ganhou uma chance de participar da competição apresentando Lil Miss Jackson.

Tudo pronto para o NCHA Futurity 2019
Rodrigo Taboga e Metallic Mocha no 2018 NCHA Futurity

Grandioso

O NCHA Futurity é a maior prova de Apartação do mundo. Não só pela quantidade de cavalos, mas também pelo que vale os títulos conquistados durante o evento. Na Non Pro estão inscritos para o Futurity 362 cavalos e na Amador, 402.

O formato dessas provas é semelhante ao da Open, com classificatórias, semifinais e finais (e ainda títulos da Limited – para competidores com ganhos até US$ 200 mil).

O Futurity é para cavalos de três anos hípicos, nas categorias Open, Non Pro e Amador. E as provas acontecem no Will Rogers Memorial Center, em Fort Worth, Texas.

Ano passado, pela primeira vez um brasileiro fez a final da Limited Open e chegou à semifinal da Open. Rodrigo Taboga tinha alguns meses apenas morando nos Estados Unidos quando conquistou esse feito.

Mas já tivemos um brasileiro campeão. Armandinho ganhou o NCHA Futurity Non Pro em 2015. Aliás, ele é o único Não Profissional a ostentar a Tríplice Coroa na NCHA. Já que na sequência, em 2016, ganhou o Super Stakes e o Derby com o mesmo cavalo.

A Non Pro – ou Não Profissionais – é a categoria para os atletas que não ganham a vida treinando animais para clientes, mas que têm um nível técnico bastante semelhante aos dos profissionais.

As provas acontecem no Coliseum, a pista mais importante do complexo. Enquanto o World Finals (campeonato mundial) será realizado na Watt Arena em quatro passadas na Open e na Non Pro. A Amador é dividida em várias subcategorias de acordo com os ganhos do cavaleiro.

Para ficar por dentro de todos os resultados, clique aqui. Eles não divulgam previamente o total de prêmio e nem o de inscritos.

Por Luciana Omena

Deixe um comentário