Nascido em 1940 em Butte, Montana, Shawn Davis participa do rodeio há mais de meio século. No começo da sua carreira, treinava na Western Montana University. Ganhou seu primeiro título mundial na Sela Americana pela PRCA e, 1965. Tricampeão mundial da modalidade voltou a lugar mais alto do pódio mais duas vezes, em 1967 e 1968.
Na temporada seguinte ao seu terceiro título, 1969, Shawn Davis liderava a classificação mundial quando sofreu um acidente na arena. No rodeio de Thompson Falls, Montana, um cavalo caiu sobre ele e quebrou sua coluna. Os médicos não indicaram a volta dele aos rodeios.
Aliás, ninguém imagina ser possível que ele voltasse a montar um cavalo novamente. Mas 13 meses depois, logo após intensos meses de fisioterapia intensiva, ele estava de volta. Muito desse retorno deu-se por sua vontade interna de mudar o rumo das coisas. Não só montou novamente, mas também venceu. Ainda participou da NFR em 1971.
Quando se aposentou das competições, Shawn Davis não deixou o rodeio. Criou um programa intercolegial para a College of Southern Idaho, em Twin Falls. Foi o diretor por mais de 30 anos. Durante sua gestão, a equipe CSI conquistou 24 campeonatos regionais e três títulos nacionais. Nesse meio tempo, Davis também serviu no conselho da Intercollegiate Rodeo Association (NIRA) e produziu o College National Finals Rodeo por vários anos.
Em 1986, Shawn Davis desempenhou um papel principal na transferência da National Finals Rodeo de Oklahoma City, Oklahoma, para Las Vegas, Nevada. Serviu como gerente geral do evento por um quarto de século (1986 a 2019). Também foi presidente da PRCA de 1982 a 1985, assim como do Comitê Diretivo em 1987.
Fonte: ProRodeo
Crédito das fotos: Divulgação/ProRodeo