Nascido no Mississippi, Talmadge Green mudou com a família ainda criança para Greer, South Carolina. Desde sempre, amava estar ao ar livre e admite ser um fanático por esportes. Quando seu irmão mais velho, Mike, começou a andar a cavalo, ele ficou mais do que interessado em ter um só para si.
Aos dez anos, portanto, ganhou seu primeiro cavalo, que utilizava para passeio. O irmão começou a laçar bezerros e logo depois o local em que os animais deles ficavam alojados sediou uma prova de Três Tambores. Mike começou a treinar Tambor também. Por isso, Talmadge duvida que começaria se não fosse o irmão.
Ainda jovem Talmadge Green decidiu que seria um atleta profissional do cavalo. Em um tempo, sobretudo, que os homens não disputavam provas nos Três Tambores. Quando isso mudou, por volta de 1970, ele começou a ir aos eventos. Em 1972, se tornou campeão estadual da modalidade na Carolina do Sul.
Durante o colegial, ele já apresentava cavalos na categoria Aberta. Contudo, por um tempo, largou o mundo equestre e trabalhou na construção civil. Ganhava bem, mas com o passar dos anos percebeu que os cavalos eram mesmo a sua paixão. Virou profissional em 1985 e logo na primeira temporada terminou no top 10 em ganhos entre os treinadores.
E assim seguiu a carreira, uma marca melhor que a outra nos anos seguintes. Talmadge Green ganhou repetidas vezes os maiores campeonatos e bateu recorde de ganhos em diversos anos. É seis vezes campeão mundial (1987 a 2013), por exemplo. Mas ele nunca se acomodou. Continuou buscando sempre mais.
Revolução nos Três Tambores
Quando viu que as provas no formato de divisão ganhavam terreno, teve a ideia para formar uma associação nacional que promoveria provas de Três Tambores nesse modelo. De acordo com ele, era a oportunidade para permitir que muito mais pessoas ganhassem dinheiro nas competições.
Esse formato também tinha tudo para aumentar ainda mais o número de inscritos, sem prejudicar os principais vencedores. Todos iriam se beneficiar. No outono de 1991 Talmadge Green organizou com Rick Sykes uma grande prova em Augusta, Geórgia. Apresentou a ele o formato que considerava inovador e a ideia da associação nacional.
Dessa união nasceu a National Barrel Horse Association – NBHA. Talmadge teve ao seu lado para essa empreitada Bill Morris, Paul Simon, Pete May, Rick Sykes e Sherry Fulmer. Ele sente que a formação da NBHA, presente hoje no Brasil também, foi uma grande contribuição para a indústria equina e supera em muito suas realizações dentro de pista.
Compartilhar sua experiência com outros é uma das missões do treinador, hoje com mais de US$ 3 milhões em ganhos nas provas de Três Tambores. Por meio de inúmeras clínicas, seminários e palestras nos Estados Unidos, Canadá e Brasil, ele conseguiu isso. Diversos competidores são destaque após passarem por sua orientação. Sua empresa também promove eventos da modalidade.
Além de Mike, Talmadge tem ainda as irmãs Sherry e Janice, e os pais JR e Dot Green. É casado com Dana e pai de T. Green e Desiree. Hoje estão de volta ao Mississippi.
Fonte: BHN e Website Official
Crédito das fotos: Reprodução/Facebook