A final aconteceu em Lancaster de 5 a 7 de outubro, em todas as modalidades
O Team Roping no California Circuit Finals Rodeo, em Lancaster, terminou como o clássico caso de ‘last men standing’. Ou seja, nem sempre os que lideram chegam à vitória. E isso acontece em todas as modalidades e em todos os níveis do jogo. Felizmente, não se pode cravar muito cedo um resultado em provas cronometradas. Os campeões da etapa final Blake Hirdes e Kyle Lockett terminaram em primeiro lugar com 31s5 mesmo não indo muito bem na segunda rodada.
Blake Hirdes e Kyle LockettEles se consideram apenas sortudos. “Do jeito que eu lacei, achei que não íamos levar nada”, disse o sete vezes finalista NFR Kyle Lockett. Mas o jogo só acaba no apito final. “Marcamos 5s8 no primeiro round. Na segunda rodada, meu cavalo, Stinky, não fez uma boa virada e lacei apenas um pé. Não pontuamos. Na terceira rodada, outro boi alto, 11s, mas pontuamos. E o que importa é o final, ficamos em primeiro”, explicou.
Kyle Lockett e famíliaNo sábado a noite, as festividades em Lancaster, além do rodeio, incluíram competições divertidas nos bastidores. A lista de finalistas do California Circuit foi formada, principalmente, por laçadores vindo de famílias que estão há gerações nesse negócio. Todo mundo se conhece a vida toda, são como irmãos.
O acampamento ao lado do trailer de Kyle e sua esposa Leigh Lockett é sempre movimentado. Estavam acompanhados dos filhos Shayla, Georgia, Sutton e Blevins. Junto com a família, a de verdade e a do rodeio, celebraram 12 anos de casamento após o terceiro round no domingo. Kyle foi campeão da temporada da Califórnia em 2001, 2006 e 2017, e venceu também a final de 2012 com Marcus Battaglia.
Blake Hirdes e sua noiva, Liz Cupples, estão esperando um menino para fevereiro. Blake tem uma bela coleção de dez títulos de temporada do California Circuit, que incluem All-Around em 2010, 2011 e 2013; Tie-Down Roping em 2010, 2011, 2013 e 2015; e Team Roping entre 2013 e 2015.
Blake Hirdes (esq.) e sua noivaBlake é filho do cabeceiro Ed Hirdes, finalista NFR, e neto do campeão mundial de 1963 e ProRodeo Hall of Famer, Les Hirdes. O sistema de circuitos da PRCA começou após o fim da carreira de Les, mas Ed pegou essa época. Ele tem uma vitória na etapa final no Team Roping em 1979, com Stan Melshaw, e outra em 1989, com Jerold Camarillo. Ed ganhou como melhor da temporada no Tie-Down Roping em 1977 e 1987.
De todos os títulos conquistados nessa árvore genealógica, o desse ano foi o mais inesperado. “Quando peguei a minha corda de cabeça após o terceiro round, perguntei ao Kyle quanto receberíamos pelo terceiro lugar”, disse Blake, que montou seu alazão Peppy. Ele já venceu o mesmo circuito no All-Around em 2008 e 2012. “A dupla que laçou depois de nós errou e eu novamente quis saber quanto íamos ganhar pelo segundo lugar. Nunca imaginamos que nossa premiação seria de campeão”.
Aos tornarem-se campeões da etapa final do California Circuit, Blake e Kyle estão com vaga garantida para ir à Flórida em março, para o RAM National Circuit Finals Rodeo. Essa é a grande final que reúne campeões de todos os circuitos da PRCA. Também garantiram vaga pela Califórnia a dupla formada por C.J. DeForest e Bronc Boehnlein, campeões da temporada.
Cameron Messier também ficou com o título da etapa após final do circuitoForam campeões ainda em Lancaster: Bareback – Clayton Biglow (252.5 pontos); Steer Wrestling – Blaine Jones (15s5); Saddle Bronc – Cameron Messier (191 pontos); Tie-Down Roping – Ryle Smith (28s); Barrel Racing – Nellie Miller (52s58); Bull Riding – Justin Rickard (169 pontos). Você consegue ver os campeões 2018 em cada um dos circuitos da PRCA e o ranking geral RAM Circuito clicando aqui.
Por Luciana Omena
Fonte e Fotos: Team Roping Journal