A temporada 2020 da PBR está longe de fazer uma pausa, especialmente após a parada de 40 dias por conta da COVID-19
Com a inédita competição por equipes da PBR ‘batendo na porta’, os rodeios da entidade começam a retomar seu rumo gradualmente. Marcada para começar hoje, 5 de junho, em Las Vegas, a disputa do Monster Energy Team Challenge levará quatro semanas de classificatórias com a final marcada para 10 a 12 de julho em em Sioux Falls, Dakota do Sul.
Enquanto isso vamos dar uma olhada em alguns dos melhores desempenhos dessa primeira metade da temporada da Unleash The Beast, a série principal da PBR, e como ela se compara à primeira metade de 2019. Até o momento foram realizadas 13 etapas em 2020 contra 16 no mesmo período do ano passado.
E o líder é o mesmo. José Vitor Leme tem hoje 235 pontos a mais que o segundo colocado Jess Lockwood. Em 2019, ele liderava na metade do ano com 413,16 pontos a mais que Chase Outlaw. Contudo, é importante recordar que a temporada 2020 possui um sistema de pontos diferente do praticado anteriormente.
Para 2020, a PBR alterou o sistema de pontos e tem atribuído pontuações mais baixas em comparação a 2019. Aproximadamente, um ponto em 2020 equivale a quatro no sistema antigo. Portanto, o brasileiro teria uma vantagem estimada de 940 pontos. Vale lembrar ainda que, originalmente, haviam 14 eventos da UTB agendados no primeiro semestre de 2020, antes do surto da COVID-19 (novo coronavírus).
Etapas e 15/15
Em relação as etapas propriamente ditas, até a primeira metade de 2020, José Vitor Leme lidera em número de vitórias, quatro. Ano passado, nessa mesma época, foi João Ricardo Vieira que havia vencido mais, três. Acima de tudo, Leme já tem em meio ano a mesma quantidade de vitórias que somou em toda a temporada passada nas etapas regulares.
A análise também chega ao 15/15 Bucking Battles: em 2020 foram quatro vencedores diferentes até o momento, em contraste com seis em 2019. Já especiais na trajetória de qualquer competidor que almeja o título mundial, os 15/15 contam mais pontos esse ano. João Ricardo Vieira e Daylon Swearingen foram os que se deram melhor nessa rodada especial entre todos do top 5 do ranking mundial.
Ao analisar os números, a PBR também faz a conta das montarias válidas. Outra estatística que José Vitor Leme é superior aos seus concorrentes, com 25 paradas até essa primeira metade de 2020. Ano passado, quem liderava nessa época era Chase Outlaw, com 27. Assim como é o brasileiro que tem o melhor aproveitamento de 2020, 75,53% em suas montarias. Jess Lockwood encabeçou essa lista ano passado, com 62,50%.
A maior nota marcada até agora foi 92,75 pontos, de Ryan Dirteater em Smooth Over. Mesma pontuação de José Vitor Leme em 2019, em cima de Cochise. O brasileiro, em ótima fase, também lidera as estatísticas de vitórias em rounds: foram oito em 2020 (empatado do Lockwood) e dez ano passado contando a primeira metade da temporada.
Fonte: Justin Felisko/PBR
Tradução e adaptação: Luciana Omena
Crédito das fotos: PBR
Veja mais notícias da editoria Internacional no portal Cavalus