Provas foram julgadas por Carlos Eduardo Costa Braun, de Salvador
Aconteceu no dia 16 de fevereiro, na Fazenda Santa Rita, em Curvelo/MG, a terceira etapa do Campeonato Mineiro 2018/2019 de Apartação. O regional faz parte da Associação Nacional do Cavalo de Apartação e nessa etapa registrou um total de 77 inscrições. Para os premiados, primeiro a terceiro lugares em cada categoria, R$15.000,00 em dinheiro.
Qualquer treinador ou competidor filiado à ANCA pode participar dos regionais e tentar classificação para a disputa do Campeonato Nacional. Cavalos e cavaleiros devem estar em dia com as anuidades para poder concorrer. Portanto, a cada temporada, estão em jogo os títulos nos Estados – além de Minas, a ANCA também realiza provas em São Paulo, Mato Grosso do Sul e Bahia -, e os de Campeão Nacional.
Entre os destaques, Carlos Antonio Cotrim de Souza (foto de chamada), que morou por muitos anos em Minas Gerais. Voltou ao Estado para levar primeiro e segundo lugares na categoria Aberta Junior. Com Queentallic Cat (Metallic Cat x Reys Yer Bet), de propriedade de Ricardo Pernambuco Backheuser Júnior, do Haras LGGL, marcou 72 pontos e ficou com o título.
Com nota 71 também ocupou o segundo lugar do pódio ao apresentar Deep & Long (Deep Clover Blue x One Time Long Legs), de propriedade de Sergio Street de Aguiar. Na Aberta Classic, a vitória ficou para Robert Silva Mendonça. Montando Muffin Mystic (Heavens Little Lena x Mystic River), de propriedade de Gustavo Zanini Sverzut, marcou 74 pontos.
Stanalena (Mr Boonsmal To You x Sarenalena) e Adilson Cristiano Marcelino formam um conjunto entrosado. Foram campeões nessa etapa do Mineiro da categoria Aberta Livre. De propriedade de Grace Magalhães Santos, Stanalena e Nenê marcaram nota 74 para ficar com o título. Na Aberta Limitada o primeiro lugar foi para Leandro Márcio dos Santos. Apresentou CD Nu Rey (Puro CD x Special Nu Rey), de Grace Magalhães Santos, e marcou nota 71.
O mineiro Felipe Simões Zica, um dos nomes fortes da Apartação no Brasil e do cavalo de Trabalho, foi o campeão na Non Pro. Ele apresentou Dualena Smart JTR (Somebody Smart x Dualena Top CD), de sua propriedade, e marcou 74 pontos. Carlos Eduardo Lopes Cury venceu a Amador. Montou, de sua propriedade, Gray Ruby Cat (Pepto Ruby Cat x Playing Roulette 101) e marcou 73 pontos.
João Renato Pereira Lara, outra peça de grande influência no cavalo de trabalho de Minas Gerais, apresentou AGF Justin Super Cat (Just Super Cat x GF Felix Super Star), de sua propriedade, para conquistar o primeiro lugar na Master, com nota 73. Também foram campeões: Gustavo Alves Porto, na Jovem, com Gray Ruby Cat, 73 pontos; e Lucas Tavares Pereira, na Principiante, com Quick As Cat 5E (Smooth As A Cat x Lucky And Stylish), 72 pontos.
A quarta etapa está marcada para maio. Todas as informações e resultados completos: www.anca.com.br.
Fotos: Fernando Ulhoa