Fabio Berestino fala da sua paixão por cavalos e pela Apartação

Em contato com cavalos desde criança, mesmo contra todas as possibilidades, tornou-se um nome conhecido e excelente treinador de cavalos

O paranaense Fabio Berestino, natural de Apucarana, se estabeleceu em São Paulo, depois de passar também por Minas Gerais, para dar sequencia a sua profissão de treinador de cavalos. Hoje ele mora em Jaguariúna, onde toca o seu centro de treinamento. “Aluguei o Rancho Arati e lá montei meu centro de treinamento de Apartação e treino alguns cavalos de Ranch Sorting também”, conta.

Fabio Berestino tem paixão por cavalos desde pequeno. “Meu primeiro contato com o cavalo foi desde pequeno, eu sempre gostei. E sempre tive um cavalinho daqueles pangarézinhos para andar. Com toda a certeza, sempre gostei de estar no meio, desde criança”. Tornou-se um profissional mesmo contra todas as possibilidade, já que ninguém mais em sua família é do meio.

“Na minha família eu não tenho irmãos, sou filho único. E ninguém gosta de cavalo lá em casa e nem parentes meus que eu conheço, só eu mesmo. Acho que eu fiz isso para contrariar meu pai, que ele odeia cavalo”, relembra o treinador.

Em contato com cavalos desde criança, mesmo contra todas as possibilidades, Fabio Berestino tornou-se um nome conhecido e excelente treinador

Descoberta da Apartação

Antes de conhecer a Apartação, Fabio Berestino treinava cavalos de Três Tambores em um rancho que tinha em Guaxupé/MG. E antes disso, também treinou cavalos de Laço Individual. Hoje participa não só de provas de Apartação, como também de Ranch Sorting.

A primeira vez que viu um cavalo de Apartação ao vivo foi em um leilão no Rancho das Américas em 2002. Até então, só tinha visto na televisão e em revistas. Assistiu o já treinador Gildo Vendrame apresentar Hobby Trouble, filho do Hobby Top Cody, que tinha acabado de ser campeão Potro do Futuro da ABQM.

“Eu fiquei impressionado de ver que aquele cavalo apartando sem cabeçada em cima do palco do leilão. Daí conversei com a Angela, esposa do Gildo, eles me deixaram passar uma semana lá com eles no final de 2002. Em seguida, em março de 2003, eles me convidaram para trabalhar. Aceitei o convite e fiquei lá por cinco meses. Logo depois fui ser treinador da Fazenda Barrinha e não parei mais”, reforça Berestino.

São 193,25 pontos no Registro de Mérito da ABQM e mais de R$ 137 mil em ganhos pela ANCA. Já montou em todas as provas do calendário, entre campeonatos regionais e de idade limitada dos animais.

 Ele ainda conta que, em principio, seu sonho era ser treinador de Rédeas, mas não teve oportunidade. “Acabei me apaixonando pela Apartação e segui assim meu caminho. Hoje treino cavalo de Apartação e também de Ranch Sorting”.

O treinador comenta também que 2020 foi um ano muito bom comercialmente para ele e por isso está sem um cavalo de prova com expressão. “Estou com poucos animais devido a bastante procura de cavalo de Ranch Sorting treinado em Apartação. Esse ano que passou eu vendi muito cavalo de clientes e meus devido a essa demanda”.

Em contato com cavalos desde criança, mesmo contra todas as possibilidades, Fabio Berestino tornou-se um nome conhecido e excelente treinador

Momentos marcantes e ligação com o Paint Horse

Em uma carreira longa e sólida como a dele, há uma coleção de momentos emocionantes marcados por acontecimentos inesquecíveis. “Um especial foi quando eu fui reservado campeão do Potro Futuro Aberto em 2013. Classifiquei em todas as fazes com a última nota e na final fizemos uma prova muito boa, meu cavalo andou bem perto de ganharmos a prova”.

Outro momento marcante para ele foi a vitória no ANCA Derby em 2014, com um cavalo praticamente de sua criação. “Inseminei a égua, o pai do Stilo Rey Cat SLB era meu, eu que o treinei desde o começo. Portanto, ganhar essa prova no Aberto com ele foi um dos grandes momentos da minha carreira”.

Hoje ele tem ligação com o cavalo Paint Horse. Diz que sempre gostou bastante da raça e logo no começo comprou uma potra sólida muito boa. “Uma das primeiras ligações que eu tive foi com Luís Manuel Tranquillini. Na época da novela Estrela de Fogo, ele comprou um filho do Eternal Doctor, do amigo que depois se tornou meu amigo, Beto Orsi, e me mandou para treinar. Foi um dos melhores cavalos Paint que eu já montei. Gosto bastante”.

Aliás, um dos destaques da raça na atualidade, o garanhão Winning Pep, já foi campeão Nacional pela ABCPaint sob a sela de Berestino. “No meu modo de ver, acho que as coisas vão melhorar muito para a raça nos próximos anos. Tem linhagem nova entrando, cruzamento de garanhões Paint com éguas Quarto de Milha de Trabalho. Eu gosto bastante do Paint Horse, inclusive eu tenho cinco na minha casa, adoro a raça.”

Por Luciana Omena
Crédito das fotos: Divulgação/Adilson Silva e Roberto Mattos

Veja mais notícias da modalidade Apartação no portal Cavalus