A amazona está no Top 20 no ranking entre os mais premiados da modalidade somente nessa temporada
Graziela Araújo Pereira, 39 anos é administradora de empresas, atuando pela Êxito Agropecuária. Nascida, criada e moradora de Araçatuba/SP, mantém seus cavalos em treinamento na Fazenda Santa Helena, em Valparaiso, também interior de São Paulo. É na fazenda que passa os finais de semana, treinando para a modalidade Apartação.
Aliás, a fazenda sempre fez parte de sua vida, desde muito novinha, onde cresceu e descobriu o amor pelo cavalo. Aliás, se tem algo que está entre os itens de união da família, é o cavalo. Seu pai Evaldo Emilio de Araújo, agropecuarista, sua mãe Eliana Maria Geralde Araújo, seu marido José Reis Pereira Filho, também agropecuarista e competidor, e suas filhas Cecilia, 6 anos, e Luisa, 1 ano.
Entre os nomes fortes das provas da Associação Nacional do Cavalo de Apartação, Graziela contou para a nossa reportagem um pouco de sua trajetória. Acompanhe!
Como teve seu primeiro contato com cavalos?
Graziela: Meu primeiro contato foi desde bebê. Sempre íamos passar fins de semana nas fazendas da família. Foi desde cedo que eu despertei o amor pelos cavalos. Gostava muito de estar com eles.
E a Apartação, como aconteceu?
Graziela: Mais tarde, no ano de 1988, meu pai importou algumas éguas de Apartação dos Estados Unidos, com o auxílio de nosso amigo José Macário Perez Pria, e, desde então, estamos envolvidos com a modalidade.
Você só fez Apartação até hoje?
Graziela: Já pratiquei outras modalidades, além da Apartação, como Team Penning, Rédeas, Working Cow Horse, Ranch Sorting, já lacei (meu marido pratica laço em dupla).
E sua primeira prova?
Graziela: Minha primeira prova foi de Apartação, em 1990, na cidade de Ourinhos/SP. Montei a égua Docs Athena Babe e fui campeã logo de cara!
Como busca conhecimento?
Graziela: Busco aperfeiçoar na modalidade indo, sempre que possível, aos Estados Unidos, que é o berço da Apartação. Então, procuro sempre acompanhar as provas e o que está acontecendo por lá.
Tem alguém que admira no esporte?
Graziela: Uma pessoa que admiro é o Sr. Macário, que foi quem nos colocou na Apartação. Até hoje ele monta e participa das provas.
Como é sua rotina hoje?
Graziela: Minha rotina hoje é bastante corrida. Vou duas vezes por semana correr as fazendas e nos outros três dias fico no escritório. Monto apenas aos finais de semana, mas tenho treinado pouco pela quantidade de compromissos que assumi ultimamente. De qualquer forma, sempre dou um jeitinho de montar aos sábados.
Principais Títulos:
Graziela: Já fui campeã do Congresso Brasileiro ABQM, campeã Nacional ABQM, campeã Derby e Super Stakes ANCA. Mas me falta o título de campeã Potro do Futuro ANCA, ainda estou atrás desse título.
Gostaria de citar algum cavalo que marcou sua trajetória?
Graziela: Tenho uma égua especial, que marcou minha vida, se chama Peptopinksmal (foto de chamada). Me deu muitos títulos e alegrias.
A quem você dedica seu êxito nas pistas?
Graziela: Dedico a meu pai, que sempre me incentivou desde pequena. Eu lembro de ir para fazenda com ele desde muito nova.
Defina a Apartação na sua visão.
Graziela: A Apartação é uma prova muito gostosa, um ambiente família, onde formei grandes amizades.
Por Luciana Omena
Fotos: Arquivo Pessoal