Cavalo tem pai e mãe brasileiros, nasceu aqui no Brasil e agora irá fazer história

Sempre escutamos de americanos que vêm ao Brasil, em sua maioria para julgar provas, que muitos dos animais treinados e apresentados por aqui fariam frente de igual para igual se fossem competir nos Estados Unidos. Perdemos em número de cabeças, mas em qualidade, sabemos que temos animais de alto nível.

As modalidades equestres nasceram nos Estados Unidos e acontecem por lá há muito mais anos do que aqui no Brasil. Há muito mais cavalos, provas e treinadores por lá também. Portanto, ter pessoas nos avaliando, vendo nossos cavalos trabalharem, é importante. Com toda certeza, os que passam algum tempo em nossos eventos voltam falando bem e contando sobre este ou aquele indivíduo.

Apartação
Com José Carlos Rodrigues no PF da ABTCA

Pat Taylor, juiz AAAA da NCHA, foi além. Ele acabou de adquirir um animal nascido e treinado no Brasil, com pai e mãe brasileiros. Está sendo a primeira vez que isso acontece na história da Apartação brasileira. Shes Tilly Song 4M, uma potra de quatro anos, é filha dos produtores de campeões Tilly Playboy e Sonora Song 2I.

Shes Tilly Song 4M iniciou nas pistas de Apartação esse ano, no Potro do Futuro ANCA Millionaire 2018. Saiu do evento como campeã na categoria Aberta Limitada. Dias depois, no Potro do Futuro ABTCA, ela sagrou-se novamente campeã, dessa vez em duas categorias, Aberta e Aberta Limitada. Ficou em primeiro lugar também no programa da AFOCAB de fomento ao cavalo de boi.

Apartação
Com Jairo Robert no PF ABTCA

“Realmente, um animal diferente, excepcional. Que ela brilhe muito nas pistas americanas”, comentou seu treinador e apresentador nas conquistas acima citadas, José Carlos Rodrigues. E foi no PF da ABCTA que Pat Taylor viu, julgou e se encantou por Shes Tilly Song 4M, tornando-se seu novo proprietário.

“Acreditamos que seja um bom negócio para todos os criadores, treinadores e para o próprio cavalo Quarto de Milha. Pois tudo de melhor em genética que há nos Estados Unidos nós temos aqui no Brasil. Uma das coisas que chamou a atenção de Pat Taylor foi o nível dos animais em pista”, reforçou Zé Carlos.

A craque será apresentada nos Estados Unidos por Lloyd Cox, um treinador de destaque. E essa parceria promete, com certeza, bons resultados nas melhores provas de Apartação do mundo. É o desejo de Raphael Salles Russo, o proprietário de Shes Tilly Playboy 4M desde abril.

Apartação
No PF ANCA com José Carlos Rodrigues

“Comprei essa potra em um leilão no Congresso da ABQM e tinha a intenção de colocá-la no Ranch Sorting. Por indicação de uma amiga, que conhece muito a mãe da égua, acabei por deixa-la na Apartação, aproveitando também que o Zé Carlos estava instalando seu CT aqui em Campo Grande”, conta Raphael.

Para o Potro do Futuro, ela estava um pouco atrasada, mas o Zé Carlos trabalhou com ela para que chegasse bem às competições de estreia. “No PF da ANCA, na Aberta, ela perdeu um boi e não conseguiu classificar para a final, mas foi campeã da Aberta Limitada, com o Jairo Robert. Depois fomos para o PF da ABTCA e ela ganhou tudo”, lembra ele.

Depois das apresentações pela Associação dos Treinadores de Apartação, com Zé Carlos na Aberta e Jairo novamente na Limitada, Pat e sua esposa, se apaixonaram pela potra. “Eles me fizeram uma proposta para compra. Sinceramente, eu não pensava em vendê-la. Foi meu primeiro potro do futuro e eu queria ficar com ela. Mas diante da proposta e da situação, por ser uma égua de criação nacional, ter essa exposição, eu aceitei passa-la para Pat”.

Apartação
No PF da ANCA com Jairo Robert

Raphael, mesmo um pouco contrariado na época, sente-se feliz ao pensar no que isso tudo já representa para a criação brasileira. “Eu não tive escolha. Pelo bem do Brasil, eu cedi. E eu acho que foi bom para o criador, para mim como proprietário, para o treinador. Um fato interessante para o cavalo de trabalho nacional. Acredito que será um divisor águas”.

Zé Carlos, e todos do JCR Ranch, também estão felizes por mais uma vez fazer parte da história do cavalo Quarto de Milha. “Aproveito para parabenizar o Sr. Adilson José de Almeida, da 4M, proprietário do Tilly Playboy. Ao Raphael Salles Russo também, por acreditar no nosso trabalho e ter tomada essa decisão tão difícil e importante. E, acima de tudo, agradecer a Deus, por estar sempre nos proporcionando o que há de melhor, ao Jairo Robert de Oliveira, e à minha fiel escudeira, Jacira Rodrigues”, finalizou Zé Carlos.

Por Luciana Omena
Fotos: Roberto Mattos e Adilson Silva

Escreva um comentário