Com o sonho de um dia fazer uma prova nos Estados Unidos, convite veio em um ótimo momento para a amazona
O The American paga mais de dois milhões de dólares a um seleto grupo de atletas que consegue se classificar para a disputa. Ser convidada para ter uma chance de estar nesse grupo está sendo motivo de muita comemoração para Gabriela Sávio Mazetto, de Brotas/SP.
“Recebi o convite na sexta-feira [11/10] em Araçatuba/SP, durante a Copa dos Campeões da ABQM”, conta a laçadora, pioneira em Breakaway Roping no Brasil e que no dia do convite era a líder do ranking na ABQM e é a atual campeã Nacional também. A modalidade é antiga nos Estados Unidos, mas só agora está ganhando visibilidade nos grandes eventos.
Gabriela Savio, após Nacional da ABQM, no topo do ranking
A edição 2019 do The American contou, pela primeira vez, com o Breakaway. E foi o maior sucesso de público e entre as laçadoras. A maioria delas veteranas, que sonhava com essa abertura maior para o esporte.
Anália Fonseca, laçadora e uma das atletas que ajudam no fomento do Breakaway no Brasil, intermediou o convite. “O Dudu Vaz, que é um dos responsáveis pela representação do The American no Brasil comunicou a Anália sobre a vaga e aí fui convidada durante o evento da ABQM”, reforça Gabi.
Vaga para o Brasil
Conforme informações, houve uma reunião em Araçatuba em que estavam presentes, entre outras pessoas, Valdomiro Poliseli e o Dudu Vaz, da ZR TV. Posteriormente, eles procuraram a Anália para comunicar que havia uma vaga para o Brasil no The American de Breakaway Roping.
“Como a Gabi, no dia do convite, segundo o ranking da ABQM, era a mais pontuada, o nome dela foi indicado. Apresentamos para o Dudu, representante do The American no Brasil, e foi aceito prontamente. Ano que vem, o critério será enviarmos as duas representantes mais pontuadas pela ANLI e não mais pela ABQM”, reforça Anália.
Contudo, para que isso se confirme, é preciso aguardar a divulgação do regulamento oficial da Associação Nacional de Laço Individual 2020 sair.
Primeiras diretrizes
A vaga que Gabi foi convidada é para a semifinal do The American. A disputa principal conta com 12 a 20 atletas, a depender da modalidade. Parte deles ganha a vaga direto por suas posições nos rankings de entidades parceiras. E o restante é preenchido pelos melhores em cada uma das semifinais.
O The American 2020 acontecerá dias 7 e 8 de março, no AT & T Stadium, em Arlington, Texas. As semifinais estão marcadas para 24 de fevereiro a 1° de março no Cowtown Coliseum, em Fort Worth, Texas. Ao longo da temporada, milhares de provas e associações vão classificando os competidores para as semifinais.
Por conta da parceria com o Brasil, nós já enviamos atletas de Laço Individual, Três Tambores, Bareback, Sela Americana, Montaria em Touros. E agora é a vez do Breakaway. Gabi segue treinando e nesse meio tempo, aguarda outras informações a respeito de sua participação.
“Ainda não sei muito como será tudo. Mas o Caco Auricchio já colocou uma égua dele nos Estados Unidos à disposição, bem como o rancho que ele tem no Texas. Estou muito feliz e grata por tudo. Fui uma das pioneiras no Brasil e é muito gratificante ter esse reconhecimento. Gostaria de agradecer a todos os envolvidos!”
Por Luciana Omena
Colaboração Lucy Fazzio e Verônica Formigoni
Fotos: Cedidas | ABQM
Matéria atualizada em 23/10/2019