Lavínia Dias Souto, de 24 anos e natural de Mirassol D’ Oeste (MT), está prestes a realizar um sonho que há muito a motiva: competir na fase classificatória do The American, um dos mais prestigiados rodeios dos Estados Unidos. Em janeiro de 2025, Lavínia terá a chance de mostrar seu talento e dedicação no Breakaway Roping, modalidade que a conquistou nos últimos cinco anos.
“Recebi um convite do The American para correr a classificatória de um rodeio que acontece em janeiro de 2025. Estou animada com a possibilidade de conseguir o visto e viver essa experiência fora do país, competindo entre as melhores do mundo”, conta, entusiasmada com a nova oportunidade a competidora.
Lavínia Dias Souto
A relação de Lavínia com os cavalos começou aos 3 anos, quando montou pela primeira vez. “Foi nesse momento que despertou minha paixão por eles”, relembra. Sua trajetória começou com a modalidade de Três Tambores, mas, aos 8 anos, ela se aventurou no Team Roping. A mudança para o Breakaway Roping aconteceu em 2019, quando participou de uma competição que incluía essa modalidade. “Corri, ganhei e comecei a treinar. Desde então, já são 5 anos”, conta Lavínia Dias Souto.
O suporte familiar foi fundamental nessa jornada. “Meu maior mentor foi meu pai [Lourenço Silvio Souto], que é treinador de cavalos e sempre me auxiliou nos treinos. Algumas meninas que já competiam na época também me ajudaram com detalhes, mas meu pai sempre me incentivou”, diz Lavinia, destacando a importância desse apoio.
Nos primeiros anos competindo no Breakaway Roping, Lavínia enfrentou desafios, especialmente na adaptação à nova técnica de laçar. “O maior desafio foi me acostumar com a forma de laçar, que é bem diferente do Team Roping. Tive que aprender sobre a corda, o giro, o arremesso, o posicionamento no boi e a saída de brete”, explica.
Com determinação, ela superou essas dificuldades e acumulou diversos títulos ao longo desses cinco anos. “Vou mencionar algumas das conquistas mais importantes: Campeã Nacional Breakaway Roping 2020 nas categorias amador e amador principiante, prêmio de melhor competidora amadora e Amazonas em 2021, Campeã Nacional Breakaway Roping 2023 na categoria Aberta, Campeã da Copa dos Campeões 2024 também na categoria Aberta, e vice-campeã do Barretos Internacional Rodeo, entre muitas outras”.
Com um histórico de dedicação e conquistas, Lavínia Dias Souto se prepara para um novo capítulo em sua carreira, almejando deixar sua marca no rodeio americano e realizar o sonho que a acompanha desde a infância.
Por Natália de Oliveira/Revista Roper’s Sports
Fotos: Arquivo Pessoal/Lavínia Dias Souto
Leia mais notícias aqui.