Conformação

Conclusive mudou para sempre a indústria do cavalo de Conformação

Nascido em 1977, filho de Impressive e Night Pacer, foi criado por Richard Brown.

Conclusive nasceu em uma linhagem campeã. Seu pai, Impressive, foi o melhor garanhão no Hall da Fama da AQHA por três vezes, e sua mãe Night Pacer, esteve por cinco vezes no Hall da Fama da AQHA. Desde que nasceu, tornou uma promessa para a modalidade Conformação. Sikes Simmons e Denny Hassett o compraram de Brown, escolhendo a dedo.

Hassett o apresentava nas competições de Halter. Os títulos começaram a chegar. Primeiro em Kansas City, depois Topeka, Des Moines. Sua personalidade era forte, porém ele era dócil. Logo chamou atenção de outros criadores. Jerry Wells ficou impressionado quando viu o potro em pista e abordou seus proprietários.

Animados com o sucesso, Simmons e Hassett jogaram o valor lá em cima. Wells não titubeou. Comprou o promissor cavalo em sociedade com um amigo, Jim Swink, de Little Rock, Arkansas. E a carreira de Conclusive seguiu. Em nova casa, competiu em Bonner Springs, Kansas City e Sioux Falls. Os bons resultados continuam a aparecer.

Wells decidiu levar Conclusive para o All American Quarter Horse Congress, em Columbus, Ohio, por volta de 1978. A viagem foi cansativa para Conclusive. E ainda, uma fila na chegada ao recinto, deixou o cavalo mais de seis horas parado dentro do trailer. Ele ficou abatido, com dores e continuou piorando. O diagnóstico foi Laminite.

Conclusive acabou ficando sem competir por dois anos. Wells e Conclusive voltaram às pistas no início de 1980. Em fevereiro daquele ano, ganharam o título em sua classe no South Western Livestock Exposition e no Fat Stock Show, em Fort Worth. Participou de mais oito provas neste mesmo ano, e ganhou em todos.

No ano seguinte, a mesma coisa. Conclusive ia somando títulos por onde passava. Incluindo as importantes feiras em Houston e Denver. Classificado para o AQHA World Show, em Kansas City, sagrou-se Grande Campeão Mundial. Sua última competição foi em fevereiro de 1982, aos cinco anos de idade. Encerrou a carreira com mais um primeiro lugar. Em 31 competições em Conformação, Conclusive somou 14 vezes troféus.

Jerry Wells

Todo esse sucesso, segundo Wells se deve a uma cabeça muito bonita, conformação perfeita, musculatura não muito exagerada, mas forte. E tudo isso ele passou aos seus filhos. Com todos os prêmios que ganhava, era bastante disputado para compra de coberturas. Em sua estreia na reprodução, cobriu 235 matrizes. Nesse momento a propriedade dele era de Wells e dois novos sócios, Robert Shelton e Robert Finger.

Dois anos depois, em julho de 1983, ele foi vendido pela quarta e última vez. Seu destino final foi a Edgewood Farms Inc., localizada em Pilot Point, Texas. Pertencia a Joe Edge e Russell Wood. A criação era de cavalos Appaloosas e a reputação era das melhores. E continuou quando decidiram passar a criar Quarto de Milha. Conclusive acabou sendo o garanhão que encabeçaria a nova fase.

A Edgewood Farms comprou Conclusive por mais de US$1.500.000,00. Ele chegou lá depois da estação de monta de 1983. Resolvidos alguns problemas de adaptação, começaram a prepara-lo para a temporada de monta de 1984. Em fevereiro daquele ano, todos os que lidavam com ele de perto perceberam que algo estava errado. Após o ferrageamento, Conclusive mancava um pouco.

O quadro de dor do cavalo não melhorou. Em questão de dias a sua condição piorou tanto que ele mal podia ficar em pé. O veterinário que o examinou indicou que poderia ser Mioencefalite Protozoária Equina. Quadro, raro, a EPM de Conclusive progrediu tão rápido que em apenas cinco dias ele já não conseguia mais ficar em pé.

No dia 24 de fevereiro de 1984, Conclusive foi posto para dormir. Isso tudo aconteceu enquanto 96 éguas esperavam para serem cobertas pelo garanhão. E muitas outras estavam a caminho. Mas ele deixou um legado importante.

De um total de 368 produtos, Conclusive foi pai de 18 campeões mundiais e 14 reservados campeões. Entre os seus filhos que obtiveram destaque podemos citar:  Conclusive Leo, Hint of Conclusion, A Pretty Conclusion, Conclusive Win, Ms Conclusive Jack e Silent Conclusion.

Apesar de uma vida curta, Conclusive foi capaz de produzir filhos que se tornaram grandes garanhões e filhas que se tornaram excelentes matrizes. Muitos deles se destacaram não só no Halter, mas também no Laço e Western Pleasure.

Fonte: Western Horseman Legends