Apaixonados por  cavalos, os irmãos Bolduan vêm investindo em uma genética de ponta em animais de Conformação, uma paixão herdada do pai

Os irmãos Nelson Alfredo Ribas e Eduardo Ribas Bolduan herdaram a paixão pelos cavalos do pai Edu Bolduan, que era um admirador das Corridas de Cavalo. “Fomos criados numa fazenda no norte do Paraná. Meu pai, Edu, gostava de corrida de cavalo, sempre tivemos alguns animais bem tratados para participar de carreiras por ele organizadas. Criávamos também petiços para vender nas Exposições de Londrina”, conta Eduardo Bolduan.

O haras, ao longo desses 47 anos, teve várias mudanças na criação. No final dos anos 70, a família Bolduan mudou-se para Curitiba e levou alguns animais de sela para cavalgada. Já no Inicio dos anos 90, compraram alguns animais Appaloosa de linhagem de Conformação e Corrida.  “Mas na Conformação entramos realmente em 1996, quando adquirimos do Sr. Mircio Miranda o primeiro animal, Go Lacey Synchronized Arizona, que foi enviada para treinamento com Luciano Beretta, a qual nos proporcionou as primeiras vitórias”.

Alguns dos títulos dessa égua Appaloosa foram: campeã Nacional Aberta 2 anos 1996, campeã do Congresso Aberta 2 anos 1996 entre outros. Anos depoi,s Go Lacey produziu Infinity Impressive NB, um potro que também deu muita alegria aos irmãos Bolduan, com títulos como: campeão Potro do Futuro Aberta 2006, campeão do Congresso Pan- Americano Aberta 2006, Grande campeão Aberta de Esteio 2006, Grande Campeão Aberta da Copa Arco 2006, Grande Campeão Nacional Aberta 2006.

Em 2009, mais uma mudança na criação do Haras Ouro Verde, com a seleção de animais Quarto de Milha, iniciando nas competições pela raça Quarto de Milha nos eventos da ABQM. “Em novembro de 2013, adquirimos no leilão da Lincc, com apenas dois meses, Little Discipline (Self Discipline x Little Danya). Enviamos para treinamento no LUB, tornando-se uma das melhores éguas da Conformação, conquistando nos últimos três anos os maiores títulos na ABQM, AQHA e LINCC, nas classes Aberta e Amador”.

Os animais do Haras Ouro Verde são apresentados por Eduardo Bolduan, que ressalta que para ele é um momento de muita alegria. “Apresentar nossos animais é muito prazeroso, é o resultado de bastante dedicação”. Já Nelson fica nos bastidores, na escolha dos cruzamentos e na torcida nas competições admirando apresentação de seus animais.

Hoje,  o plantel deles conta  com duas grandes produtoras: Little Discipline e Designed by Sacred, além de outras matrizes Quarto de Milha e Appaloosa voltadas ao trabalho. O projeto dos irmãos Bolduan é continuar focado em um plantel de uma genética campeã, trabalhando sempre com amor e dedicação aos cavalos. “O nosso projeto é continuar evoluindo na genética da Conformação, com o objetivo de produzir futuros campeões, não deixando de lado os animais de trabalho, pelo gosto que temos de montar”.

Por Verônica Formigoni
Fotos: arquivo pessoal

Escreva um comentário