Com duas vitórias e mais um índice, João Paulo dos Santos foi um dos destaques da prova que aconteceu em São Paulo
Foi realizado o Concurso de Adestramento Internacional Laffranchi, dias 25 e 26 de maio, válido como terceira de quatro qualificativas pan-americanas para formação do Time Brasil de Adestramento. O evento movimentou a Sociedade Hípica Paulista, em paralelo com um Concurso Nacional e a 38ª Exposição do Cavalo Lusitano.
Dessa vez, somente João Paulo dos Santos, com Carthago Comando SN, conjunto já pré-qualificado para os Jogos Pan-americanos, garantiu mais um índice técnico para os Jogos. O conjunto, que venceu de ponta a ponta no Internacional na Argentina em novembro de 2018, vem se destacando. A dupla mostrou sua habitual constância com 69,804% no Prêmio St Georges e na Intermediate I voltou a garantir vitória, com 68,922%. No Grand Prix, a amazona olímpica Giovana Pass com Zingaro de Lyw venceu com 66,630%.
“Primeiramente, quero agradecer a minha equipe e a Deus, estou muito feliz com mais um índice alcançado. Comecei a montar o Carthago, hoje com 14 anos, ele tinha quatro anos. Foi para Europa, voltou há dois anos e meio e retomamos com o trabalho. Vamos seguir firmes para alcançar o nosso objetivo: brigar por uma medalha no Pan e garantir a vaga olímpica”, contou João Paulo, que treina na Fazenda Sasa, na região de São José do Rio Preto/SP.
Alguns conjuntos como os cavaleiros olímpicos João Victor Oliva, com Biso das Lezírias, e Pedro Tavares de Almeida, montando Aoleo, que já computaram o índice técnico estabelecido pela Confederação Brasileira de Hipismo, não disputaram a qualificativa. Pela CBH, para estar apto, o conjunto deve marcar 69% no Small Tour (reprises St Georges e Intermediate I) e 68% no Big Tour (reprise Grand Prix). A quarta e última qualificativa está marcara para os dias 22 e 23 de junho.
O julgamento esteve a cargo do juiz internacional 5* francês Raphael Saleh, ao lado da brasileira Claudia Moreira de Mesquita, Sandra Smith de Oliveira Martins e Cesar Lopardo Grana, da Argentina, todos juízes FEI 4*.
“Achei as apresentações do João Paulo com Carthago bastante boas. Gostei muito da organização e estrutura do concurso e acho que, de modo geral, a evolução no Adestramento vem com mais e mais experiencia em provas sempre buscando se equiparar aos melhores. Desejo boa sorte a todos nos Jogos Pan-americanos”, comentou o juiz Raphael Saleh.
Colaboração: Assessoria CBH