Durante quatro dias, o Concurso de Salto Nacional 83º Aniversário do CHSA registrou recorde de participação
Fechando o Concurso de Salto Nacional, que foi responsável pela comemoração do 83º Aniversário do Clube Hípico de Santo Amaro, tradicional em São Paulo, capital, o Grande Prêmio de Aniversário.
O evento bateu recorde de participação com 723 cavalos e mais de 1,8 mil passadas. A vitória no GP, a 1.55 metro, ficou com Artemus de Almeida montando Premix Una Bella. Com esse resultado, Artemus, campeão do ranking brasileiro senior top 2017, conquistou o tricampeonato dessa prova. Ele também ganhou em 2011 e 2017.
A disputa com R$ 80 mil em jogo foi válida pela quarta de nove etapas do ranking brasileiro senior top 2018 (rendimento máximo) e teve armação do course-designer internacional brasileiro Anderson Lima, especialmente vindo do México.
Artemus de AlmeidaConforme a regra, dos 31 conjuntos top brasileiros a postos no GP, 12 habilitaram-se à segunda e decisiva rodada – três com quatro pontos (1 falta), dois com um ponto por excesso de tempo e outros sete com pista limpa. Somente dois voltaram a zerar: Artemus de Almeida e Premix Una Bella, uma holsteiner de 14 anos, em 42s58.
André Nascimento com GR Garuda, égua Brasileira de Hipismo de 10 anos, também zerou a segunda volta, mas marcou em 42s62. A dupla que vem de vitória no GP/Clássico no SHP Open 2018 na Hípica Paulista, em março.
“Estou muito feliz por ter vencido mais vez o GP de Aniversário da Santo Amaro, sempre tive a oportunidade de montar excelentes cavalos nesse concurso. Ano passado ganhei com Cassiliano JMen, agora com a Una Bella e em 2011 com Landritter do Feroleto. É um GP muito significativo, um troféu perpétuo registrando nosso nome para sempre”, destacou Artemus.
“Saltei com a Una Bella, montaria da minha aluna Victoria Mendonça, e a ideia era competir em um concurso mais alto para prepará-la para o Sul-Americano Young Riders que acontece no Chile no início de novembro. Eu já tive a oportunidade de montar a Una Bella em outras provas de 1.40/1.45 metro, sempre com ótimos resultados e hoje fiquei muito feliz, ela é impecável”.
Stephan BarchaGP Clássico
Outra grande prova da programação do Concurso de Salto Nacional 83º Aniversário do CHSA foi o GP Clássico, a 1,45 metro. Dos 61 conjuntos, 13 zeraram o percurso inicial, idealizado pelo course-designer Anderson Lima. No desempate, o cavaleiro olímpico Stephan Barcha, integrante do Time Brasil na Rio 2016, levou O Mundo do Cavalo Chevaux Zilverstone à vitória. Eles não tiveram faltas, na ótima marca de 31s13, representando Brasília.
O medalhista pan-americano e também olímpico Vitor Alves Teixeira com Hilde Império Egípcio foi vice, pista limpa, 32s65, por São Paulo. Em terceiro lugar chegou a competitiva dupla carioca Thiago Mattos apresentando Amor do Santo Antonio, sem faltas, 32s65.
Colaboração: Assessoria CHSA
Fotos: Luis Ruas