A cidade de Porto Alegre recebeu atletas experientes acima de 40 anos que concorreram ao título brasileiro de 2018
Ronaldo MilanEm clima de confraternização cavaleiros e amazonas acima de 40 anos dos mais diversos estados estiveram a postos no Campeonato Brasileiro de Masters na Sociedade Hípica Portoalegrense, entre 9 e 12 de agosto. Foram disputadas quatro séries: Master B, 1 metro, Master A, 1.10 metro, Master, 1.20 metro, e Master Top, 1.30 metro, todas com armação de José Evandro Gervásio de Oliveira.
O Brasileiro de Masters é o único campeonato exclusivo para maiores de 40 anos, lembrando que o Hipismo é o único esporte Olímpico em que homens e mulheres competem em condições de igualde e sem limite de idade.
Fazendo jus à experiência – que no hipismo faz a diferença – o paulista Ronaldo Milan montando Villa, único sem faltas ao longo das três provas, foi o grande campeão da série Master B, superando demais 18 conjuntos. Outros quatro conjuntos – todos com uma falta – habilitaram-se ao desempate na decisão pela medalha de prata e bronze.
Antônio Manoel Lopes SanchesSem poder ficar com dois cavalos entre os primeiros Ronaldo – que detém cerca de 20 títulos brasileiros e estaduais – abdicou de saltar com sua segunda montaria Stan de Bedon. Sagrou-se vice-campeã, honrando as cores do Rio Grande do Sul, Cinara Machado Silveira com FG Alegra que zerou o desempate em 29s98. Em terceiro chegou Ingrid Nogueira Araújo com One Love, sem faltas, 33s34, também representando o hipismo gaúcho.
Na categoria Master A, cinco dos 20 conjuntos fecharam a terceira e última prova sem faltas habilitando-se ao desempate na corrida pelo título. Com mais uma atuação perfeita o multipremiado paulista Antônio Manoel Lopes Sanches, o Toninho, montando Borachan Bruno, zerou em 27s38 acrescentando mais um título brasileiro à sua coleção.
A amazona da casa Marta Bier Johannpeter com Navenna de Joter foi vice, pista limpa, 29s12. Enquanto o paranaense Alexandre de Oliveira Franco montando Enigmatic Journey Polana garantiu bronze, sem faltas, 31s72.
Paula Garcia RodriguesNa categoria Master a medalha de ouro ficou em casa com Paula Garcia Rodrigues após desempate com o paulista Roberto Podval apresentando Carousi. Ana Paula e Royal Calei zeraram em 40s10 conquistando o título. Com uma falta, em 42s94, Roberto foi vice. Em terceiro chegou José Vicente Marino com Coupe, por São Paulo, com apenas quatro pp ao longo da competição. A categoria teve participação de 14 conjuntos.
Finalmente na série Master Top, o cavaleiro profissional Denis Gouveia montando Visa Versa DV Z confirmou favoritismo faturando ouro pelas cores do Rio Grande do Sul com apenas quatro pontos perdidos (pp), superando demais seis conjuntos.
Também pelas cores da casa Cristina Marque Brambilla com Fabricio Método foi vice, 8 pp. Por São Paulo, Marcio Alexandre de Sales com Carlana chegou em terceiro lugar, 17 pp. Somente na categoria Master Top é permitida a participação de profissionais. Em todos as demais categorias estiveram em pista exclusivamente cavaleiros e amazonas amadores.
Por equipes os títulos ficaram assim: Master A – Federação Paranaense de Hipismo; Master B – Federação Gaúcha dos Esportes Equestres; e Master – Federação Paulista de Hipismo.
Por Imprensa CBH
Fotos: Divulgação FGEE