Processo eleitoral da CBH em 2020 elegerá presidente e vice do quadriênio 2021-2024; e ainda membros do Conselho de Administração
Entidades filiadas à CBH e representantes dos atletas se preparam para o processo eleitoral 2020 da entidade. Dessa forma, os próximos presidente e vice da Confederação Brasileira de Hipismo para o quadriênio 2021-2024 serão escolhidos no dia 30 de novembro. A Assembleia Geral Ordinária está marcada, portanto, para o Centro de Convenções do Prodigy Hotel no Rio de Janeiro, a partir das 14h.
Poderão participar da Assembleia as entidades filiadas, que cumpram os requisitos constantes do Art. 32 e seus incisos do Estatuto da CBH. Assim como os representantes dos atletas. Com efeito, em virtude da pandemia da Covid-19, o pleito terá normas que seguirão as orientações da Organização Mundial de Saúde, do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde.
Além disso, também estarão presentes no dia da eleição diretores e colaboradores da CBH e os candidatos aos cargos aprovados no processo eleitoral. As filiadas que poderão votar são:
1. Federação Equestre de Alagoas FEA
2. Federação Amazonense de Hipismo FAHI
3. Federação Hípica da Bahia FHB
4. Federação Equestre do Ceará FEC
5. Federação Hípica de Brasília FHBr
6. Federação Hípica do Espírito Santo FHES
7. Federação Hípica de Goiás FEHGO
8. Federação Hípica do Mato Grosso FHIMT
9. Federação Sul Mato-grossense de Hipismo FSMH
10.Federação Hípica de Minas Gerais FHMG
11.Federação Equestre do Pará FEEP
12.Federação Equestre Paraibana FEPA
13.Federação Paranaense de Hipismo FPrH
14.Federação Equestre de Pernambuco FEP
15.Federação Equestre do Rio de Janeiro FEERJ
16.Federação Gaúcha de Esportes Equestres FGEE
17.Federação Catarinense de Hipismo FCH
18.Federação Paulista de Hipismo FPH
19.Federação Hípica de Sergipe FHS
Chapas
Concorrem ao cargo de presidente e vice da CBH duas chapas. A chapa liderada pela candidata à presidência Bárbara Laffranchi, com o candidato à vice-presidência Fernando Sperb foi a primeira efetivada. Em seguida, confirmaram a participação no pleito a chapa de Francisco José Mari (Kiko Mari), candidato à presidente, e João Loyo de Meira Lins, vice.
Ademais, caso seja eleita, Bárbara será a primeira presidente mulher da CBH. Com larga experiência em gestão e no esporte, ela fez carreira na modalidade olímpica Ginástica Rítmica. Aliás, foi técnica da Seleção Brasileira entre 1990 e 2004. É graduada em Educação Física e em Administração de Empresas. Assim como possui Doutorado em Ciências do Treinamento pela Universidade do Porto (2006).
Kiko Mari, como é conhecido, é empresário do ramo de bens de consumo há mais de 35 anos. Ao mesmo tempo, tem vasta experiência em gestão e uma ligação antiga com cavalos. Desde os 11 anos de idade ele frequenta o Clube Hípico de Santo Amaro em São Paulo. Antes de tudo, há 25 anos ele é Conselheiro do Clube, que já comandou como presidente em quatro oportunidades. Assim como foi presidente da Federação Paulista de Hipismo por dias vezes. Ele tem apoio do atual presidente da CBH, Ronaldo Bittencourt Filho.
O Conselho de Administração, eventualmente, será formado por representantes de cada região e mais dois independentes. Ainda serão escolhidos Conselho Fiscal e Conselho de Ética.
Fonte: CBH
Créditos das fotos: Cedidas/Canal do Hipismo