Hipismo

Garza e Ogomori vencem no Festival Equestre de Inverno da Flórida

O melhor brasileiro da segunda semana do WEF foi Luiz Francisco Azevedo

O Winter Equestrian Festival, todo mundo sabe, é o maior evento do início de temporada do Salto nos Estados Unidos. Três meses de competição e US$ 7 milhões em prêmios para cavaleiros de todos os níveis e idades.

Nas duas provas que encerraram a programação da segunda semana da edição 2019, no dia 20 de janeiro, a Arena Internacional do Palm Beach International Equestrian Center viu logo pela manhã Eugenio Garza Perez, do México, com El Milagro’s Caracas conquistando premiação máxima do $25,000 Hermès Under 25 Grand Prix.

Festival Equestre de Inverno
Shota Ogomori e SIG Captain America. Foto: Sportfot

Já o vencedor da $36,000 CaptiveOne Advisors 1.45m Classic foi o jovem de 19 anos, Shota Ogomori, do Japão. Ele apresentou SIG Captain America. O circuito de 12 semanas do WEF só termina dia 31 de março, em Palm Beach, Flórida.

Das 77 inscrições para a primeira volta do CaptiveOne Advisors, a 1.45m, nove conjuntos apenas classificaram-se para o desempate. Na segunda volta, cinco conjuntos voltaram a zerar o percurso, tendo o título sendo decidido pelo melhor tempo. Ogomori e Captain fecharam o desempate em 37s26.

Festival Equestre de Inverno
Luiz Francisco Azevedo e Collin. Foto: Arquivo/Equisport

O segundo lugar ficou para o brasileiro Luiz Francisco Azevedo. Montando Collin, de propriedade da Santa Cecilia Stables, fez o tempo de 37s53. O terceiro lugar, 38s72, ficou para Andrew Welles, dos Estados Unidos, e Brindis Bogibo.

Ogomori comemorou sua primeira grande vitória no WEF neste domingo. O jovem atleta mora em Torrance, Califórnia, e treina com o canadense Chris Pratt. Este é seu terceiro ano competindo no WEF. Seu início no Salto se deu através da influência de seu pai, Nobu Ogomori, que competiu e também foi treinador.

Festival Equestre de Inverno
Eugenio Garza Perez e Caracas. Foto: Sportfot

Para ele, a primeira grande experiência no Hipismo foi nos Jogos Asiáticos de Jacarta, Indonésia, em 2018. Representou o Japão e conquistou a medalha de prata individual, com o SIG Iron Man. “Espero, em breve, buscar uma vaga na equipe japonesa para as Olimpíadas de Tóquio”, comentou Ogomori.

A cada semana, há uma prova especial no sábado à noite – Saturday Night Lights. Nessa segunda semana aconteceu o $72,000 NetJets Grand Prix CSI 2*, prova com a maior premiação da rodada. O campeão foi o cavaleiro olímpico canadense Mario Deslauriers. Montando Amsterdam, marcou 36s59 na última volta.

Festival Equestre de Inverno
Mario Deslauriers e Amsterdam. Foto: Sportfot

Na sexta-feira, 18 de janeiro, do Brasil, Luiz Francisco Azevedo levou So What HP Z ao décimo posto, com zero na marca de 63s55. A participação dele foi no $6,000 Bainbridge 1.40m Jumper, prova classificatória para o CaptiveOne Advisors no domingo.

Por Luciana Omena
Fonte: PBIEC e Por Fora das Pistas