Hipismo: Campeonato Brasileiro de Amadores na SHP

Stephanie Braga, Afonsinho Silveira, Marta Johannpeter e Francine Fischer são os campeões brasileiros Amador 2017 em disputa que reuniu mais de 300 conjuntos

Nesse domingo, 3 de setembro, foram definidos os pódios Campeonato Brasileiro de Amadores que contou com nada menos que 323 conjuntos (cavalo x cavaleiro) na Sociedade Hípica Paulista, na capital paulista. Estavam em jogo quatro títulos: Amador Top, 1.30 metro, Amador, 1.20 metro, Amador A, 1.10 metro, Amador B, 1 metro, todas categorias com altura elevada em 5 centímetros na prova final com armação da course-designer internacional Lucia Faria Alegria Simões em parceira com Carlos Alberto Raposo Lopes.

São os amadores – cavaleiros e amazonas não profissionais – grandes responsáveis pela tradição do hipismo no país passando de geração em geração.

Marta Bier Johannpeter. Foto Luis Ruas

Na categoria Amador Top, que teve participação de 45 conjuntos, ao final, somente a amazona da casa Stephanie Behar Braga com seu GR Armani fechou o Campeonato com quatro percursos sem faltas. Stephanie, 27, monta GR Armani há pouco mais de um ano.

A disputa foi mais que acirrada na categoria Amador: oito terminaram a terceira prova sem faltas e seis efetivamente largaram para definir o pódio. Antepenúltimo conjunto em pista, o cavaleiro paulista José Afonso Silveira com Enora RCLI cruzou a linha de chegada sem faltas em 32s37, resultado que lhe garantiu o título de campeão brasileiro. Afonso, 36, que garantiu oito medalhas nas categorias de base em Campeonatos Sul Americano, foi vice-campeão sul americano young riders e campeão brasileiro senior com 19 anos, ficou sem montar sete anos e recém retornou às pistas.

Os 12 conjuntos se mantiveram zerados ao final da terceira prova na categoria Amador A, levando a decisão ao desempate. Sagrou-se campeã a experiente amazona Marta Bier Johannpeter que montando Srta Aciana Joter zerou na excelente marca de 30s39.

Foto: Luis Ruas

A categoria Amador B contou com 83 conjuntos e nove sem faltas ao final da terceira prova levaram a decisão ao desempate. Com muita velocidade e sem tocar na madeira, em 29s56, a gaúcha Francini Lara Fischer com CS Alpes sagrou-se campeã brasileira de 29 anos.

O próximo grande evento na casa é o Internacional e Nacional Indoor, entre 20 e 24 de setembro.

Colaborou: Imprensa CBH

Deixe um comentário