Stephanie Braga, Afonsinho Silveira, Marta Johannpeter e Francine Fischer são os campeões brasileiros Amador 2017 em disputa que reuniu mais de 300 conjuntos
Nesse domingo, 3 de setembro, foram definidos os pódios Campeonato Brasileiro de Amadores que contou com nada menos que 323 conjuntos (cavalo x cavaleiro) na Sociedade Hípica Paulista, na capital paulista. Estavam em jogo quatro títulos: Amador Top, 1.30 metro, Amador, 1.20 metro, Amador A, 1.10 metro, Amador B, 1 metro, todas categorias com altura elevada em 5 centímetros na prova final com armação da course-designer internacional Lucia Faria Alegria Simões em parceira com Carlos Alberto Raposo Lopes.
São os amadores – cavaleiros e amazonas não profissionais – grandes responsáveis pela tradição do hipismo no país passando de geração em geração.

Na categoria Amador Top, que teve participação de 45 conjuntos, ao final, somente a amazona da casa Stephanie Behar Braga com seu GR Armani fechou o Campeonato com quatro percursos sem faltas. Stephanie, 27, monta GR Armani há pouco mais de um ano.
A disputa foi mais que acirrada na categoria Amador: oito terminaram a terceira prova sem faltas e seis efetivamente largaram para definir o pódio. Antepenúltimo conjunto em pista, o cavaleiro paulista José Afonso Silveira com Enora RCLI cruzou a linha de chegada sem faltas em 32s37, resultado que lhe garantiu o título de campeão brasileiro. Afonso, 36, que garantiu oito medalhas nas categorias de base em Campeonatos Sul Americano, foi vice-campeão sul americano young riders e campeão brasileiro senior com 19 anos, ficou sem montar sete anos e recém retornou às pistas.
Os 12 conjuntos se mantiveram zerados ao final da terceira prova na categoria Amador A, levando a decisão ao desempate. Sagrou-se campeã a experiente amazona Marta Bier Johannpeter que montando Srta Aciana Joter zerou na excelente marca de 30s39.

A categoria Amador B contou com 83 conjuntos e nove sem faltas ao final da terceira prova levaram a decisão ao desempate. Com muita velocidade e sem tocar na madeira, em 29s56, a gaúcha Francini Lara Fischer com CS Alpes sagrou-se campeã brasileira de 29 anos.
O próximo grande evento na casa é o Internacional e Nacional Indoor, entre 20 e 24 de setembro.
Colaborou: Imprensa CBH