Com força total, o top brasileiro Marlon Zanotelli largou com vitória no Internacional 5* Indoor Brabant Horse Show, na Holanda. Único representante brasileiro na categoria 1,45m do Concurso de Salto Internacional em s´Hertogenbosh, o campeão pan-americano individual e por equipe em Lima 2019 garantiu vitória.
Dentre os 39 conjuntos, portanto, 19 zeraram o percurso disputado direto ao cronômetro. Marlon Zanotelli e Golia, um sela holandês de 10 anos, levaram a melhor cruzando a linha de chegada em 54s42.
Logo depois, no encerramento do evento, Marlon Zanotelli (foto de chamada) voltou à pista a fim de garantir mais uma boa colocação, a mais importante da semana para ele. Foi vice no GP5* Rolex disputado entre 42 conjuntos. Dessa forma, oito foram ao desempate, e entre eles o brasileiro.
Montando VDL Edgar, um sela holandês de 12 anos, foi o último conjunto em pista. E fechou a prova com mais um percurso limpo em 32s69, apenas 17 centésimos abaixo do tempo do vencedor. A saber, a disputa válida pelo Rolex Grand Slam distribuiu quase 700 mil euros. Pelo vice-campeonato, Marlon garantiu a fatia de 140 mil euros.
Ainda no Indoor Brabant Horse Show, o brasileiro foi quarto lugar no Prêmio Audi, a 1.55m, montando Grand Slam VDL, sem faltas no desempate, em 37s37.
Aos 32 anos, maranhense radicado na Europa há 16 anos, ele é o atual melhor brasileiro no ranking mundial, 15ª colocação. O cavaleiro está entre os favoritos a integrar o Time Brasil nos Jogos Olímpicos e VDL Edgar é sua principal opção.
México
O top brasileiro Rodrigo Lambre, ouro por equipe no Pan Lima 2019, segue com excelentes resultados no México. Montando J´Adore van het Klinkhof ele venceu o GP3*, a 1.50m, no Internacional de Silla, nesse domingo (25). Há uma semana, Rodrigo já havia sido vice-campeão no GP4* em La Silla no México montando Chacciama.
Dos 25 conjuntos, três foram ao desempate. Rodrigo e J´Adore van het Klinkhof garantiram o topo do pódio com mais percurso limpo em 40s70. Aos 43 anos, radicado no México, o atleta deve se juntar, então, ao grupo em atividade na Europa a partir de maio.
A partir de agora, começa a fase final de seletivas e observação para formação do Time Brasil de Salto para os Jogos Olímpicos de Tóquio. Os candidatos a vaga têm até 21 de junho para garantir índices técnicos.
Em seguida, a definição das equipe até 5 de julho. No Salto, o técnico suíço Philippe Guerdat e Pedro Paulo Lacerda, diretor da modalidade na CBH, acompanham o desempenho dos conjuntos na Europa. Junto deles o novo diretor técnico Rodrigo Sarmento.
Vale lembrar que as Olimpíadas estão confirmadas até então e as provas de Salto acontecem entre 3 e 8 de agosto, no Equestrian Park.
Curitiba
No início da noite de sábado (24) o Clássico, 1.45m, encerrou o Concurso de Salto Nacional e Internacional na Sociedade Hípica Paranaense, em Curitiba. Desse modo, dos 39 conjuntos, quatro foram ao desempate e somente dois voltaram a zerar.
Mais uma vez José Roberto Reynoso Fernandez Filho, que também venceu GP Internacional na sexta (23) e a qualificativa na quarta (21) levou a melhor. Montando Cornet D´ Or JMen, de apenas 9 anos recém completos, Zé Roberto, pentacampeão brasileiro senior top, garantiu o topo do pódio, pista limpa, 50s42.
Fonte: Assessoria de Imprensa CBH
Crédito da foto de chamada: Divulgação/@Rolex-Peggy Schroeder